O castelo Schlaining está muito bem preservado e data do início do século XII. Ele está aberto à visitação e hoje abriga um centro de resolução de conflitos e um museu da paz.
Instalar um Museu da Paz e um Instituto da Paz, em um castelo, é um pouco contraditório – ou talvez não. Mesmo assim, tanto o próprio castelo como o Museu da Paz merecem uma visita se você estiver pela região. O castelo fica a apenas um pequeno desvio de 20 km da autoestrada A2 entre Viena e Graz.
Facilmente acessível
Os castelos geralmente estão localizados em locais inacessíveis, como em alturas e em terrenos difíceis. Não é de admirar, pois eles devem ser defensáveis. Burg Schlaining, por outro lado, está localizado nos arredores da pequena cidade de Stadtschlaining. Para chegar ao portão principal do castelo, basta atravessar a ponte que liga a pequena cidade de Stadtschlaining ao castelo. A encantadora ponte antiga sobre o desfiladeiro é feita de arcos de pedra. Você encontra vagas de estacionamento ao lado da ponte para a fortaleza.
Explorar por conta própria
Você pode visitar o belo castelo e o museu sem guia. Depois de entrar pelo portão principal e pagar a taxa de entrada, você pode explorar todos os quartos disponíveis. O grande pátio também é um local agradável para um pequeno piquenique com uma cesta de almoço. Ou simplesmente experimente algo no pequeno restaurante na entrada principal. Embora você possa explorar o lugar como quiser, eles marcaram uma rota pelo castelo com setas vermelhas no chão para facilitar a visita. Entre as salas mais bonitas estão o Salão dos Cavaleiros com seus afrescos antigos e a capela do castelo com sua delicada decoração barroca. Para uma excelente vista de Stadtschlaining e de toda a área ao redor do castelo suba a torre.
Rica história
O castelo estava originalmente localizado em uma importante rota comercial entre o norte e o sul e era conhecido como Castrum Zloynuk, que acabou se tornando Burg Schlaining. Até 1980, o castelo foi propriedade durante séculos de nobres austro-húngaros e durante o século 20 sob propriedade privada. O castelo pertence à província de Burgenland desde 1980. Durante a Primeira Guerra Mundial, o castelo foi usado para abrigar prisioneiros de guerra russos (oficiais). Entre 1939 e 1945 o castelo foi usado como prisioneiro de guerra e campo de trabalho. Durante 1945-1947, o castelo serviu como prisão criminal para nazistas capturados.
Stadtschlaining (cidade de Schlaining)
Ao redor do castelo, o assentamento que mais tarde foi nomeado Stadtschlaining (em húngaro: Városszalónak) cresceu. A cidade, que começou com a construção das muralhas e das três portas, não era excepcionalmente grande, mas ambiciosa. Lentamente, comerciantes e artesãos se estabeleceram na cidade. Em 1663, cerca de 100 famílias viviam dentro e ao redor da cidade. Hoje Stadtschlaining tem quase 2.000 habitantes e está localizado no meio do estado de Burgenland, o estado mais oriental e mais novo da Áustria. Esta parte da Áustria pertenceu à Hungria até 1921. Muitos dos edifícios históricos da cidade estão bem preservados e um passeio vale a pena. Ao redor da pequena praça, no meio da pequena cidade, você encontrará alguns restaurantes e cafés. Se você quiser passar a noite, aponte para o Hotel Burg Schlaining ao virar da esquina.
Confira estes links: Friedensburg Schlaining