A Áustria é muito mais do que os Alpes, resorts de esqui e casas tirolesas. A natureza, o clima ensolarado e a paisagem cultural ao sul do estado de Burgenland, na parte mais oriental do país, são feitos para viagem calma e demorada … Não tenha pressa!
O sul de Burgenland não apresenta as mesmas paisagens dramáticas do resto da Áustria, onde os Alpes dominam. Isso não tira o charme da região. Além disso, a mistura de florestas de carvalhos e faias (arvore típica do centro europeu), colinas e paisagens agrícolas abertas, bem como uma cultura única, tornam esta parte da Áustria um destino interessante.
Viagem lenta
Distâncias curtas e uma boa infraestrutura tornam esta região perfeita para viagens demoradas e lentas onde a ordem é apreciar cada local vagarosamente. Faça muitas paradas para apreciar a paisagem local, vinhos e delícias culinárias. Sair do caminho batido é fácil em Burgenland. Muitas vezes percorremos a região de carro, aventurando-nos fora das estradas principais, explorando o campo nas estradas agrícolas estreitas (mas muitas vezes pavimentadas). Além disso, também viajamos de ônibus entre algumas cidades e vilas. A empresa Postbus oferece uma extensa rede no estado de Burgenland e na Áustria. Essa é uma ótima maneira de se permitir sentir e absorver as peculiaridades e característica do lugar e aproveitar o momento.
Região vinícola
O estado mais oriental da Áustria é frequentemente ignorado por turistas estrangeiros. Exceto por aqueles que estão, um pouco acima da média, interessados em vinho. Nas encostas sul e leste, na fronteira com a Hungria, você encontrará vários distritos vinícolas; Eisenberg, Deutsch-Schützen, Moschendorf e Heiligenbrunn. Além disso, o pequeno distrito vinícola Eisenberg (DAC) localizado nas encostas sul e leste faz a transição entre a paisagem montanhosa e as planícies da Panônia, na fronteira com a Hungria. Aqui eles produzem vinhos tintos da uva Blaufränkisch, que é frutada e rica em minerais. Na idílica Heiligenbrunn, você pode ficar no meio da paisagem vinícola no chamado Kellerstöckl, que são antigas adegas que foram convertidas em pequenas cabanas e restaurantes. Além disso, esta região também produz o vinho Uhudler único. Não saia sem uma ou duas garrafas.
Caminhada
Embora partes do estado suas terras sejam principalmente planas, ainda abriga a “montanha” mais alta de Burgenland, a Geschriebenstein, com seu pico a 884 metros acima do nível do mar. Para aqueles que gostam de adicionar caminhadas ao seu itinerário de viagem, existem caminhadas fantásticas ao redor do Geschriebenstein. O Parque Natural Geschriebenstein-Irottkö se espalha em ambos os lados da fronteira na Áustria e na Hungria. Grandes áreas florestais contínuas cobrem a paisagem montanhosa e oferecem grandes experiências na natureza. Além disso, mais de 500 km de trilhas marcadas oferecem boas oportunidades para apreciar a natureza e a vida selvagem do parque.
Anúncios
Fronteiras
Além de alguns quilômetros de fronteira com a Eslováquia ao norte, e alguns quilômetros em direção à Eslovênia ao sul, a maior parte de Burgenland faz fronteira com a Hungria. Isso caracteriza a cultura, bem como a arquitetura da área. De 1648 a 1921, a área que compunha a maior parte de Burgenland pertencia ao Reino da Hungria (que novamente fazia parte do Império da Áustria-Hungria). A primeira coisa que você percebe ao dirigir pelas vilas do sul de Burgenland é que elas diferem do resto da Áustria. Predominantemente casas térreas estão alinhadas ao longo da rua principal, onde muitas vezes há faixas verdes entre a estrada e as fileiras de casas. Além disso, a arquitetura também é diferente. As casas são muitas vezes construídas com o lado comprido voltado para a estrada e estão localizadas ao lado com poucas ruas transversais.
Castelos e pontos históricos
Embora o nome Burgenland não tenha nada a ver com castelos (burgen em alemão), é claro que há muitos castelos medievais também nesta parte da Áustria. Vale a pena visitar Burg Schlaining e a pequena cidade de Stadtschlaining. Outros castelos a visitar são o Castelo de Bernstein, o Castelo de Lockenhausen e o Castelo de Gössing. Para alguns insights sobre a história mais recente, confira a visita guiada ao longo da “Cortina de Ferro” que ficava entre a Áustria e a Hungria, onde você pode ver restos de bunkers da Segunda Guerra Mundial, trincheiras, ponte de fronteira e torres de guarda de fronteira.
Resorts de spa
O sul de Burgenland também é conhecido por seus resorts de spa. A clássica estância termal Bad Tatzmannsdorf e a nova estância turística Stegersbach oferecem uma variedade de férias de bem-estar e spa termal. Uma ótima maneira de encerrar sua viagem é relaxar por alguns dias em um spa termal com os efeitos benéficos e curativos no corpo, mente e alma.