O Faschingskrapfen é uma delicia austríaca que no Brasil conhecemos com o nome de “Sonho”.
Há registros, na Viena do século IX, de uma massa com o nome de “Krapfo” que eram rosquinhas redondas e esféricas e que já eram feitas comercialmente em fábricas públicas de banha de porco na Idade Média. Na Alemanha, conhecida como “Berliner”, nasceu por volta de 1756. Atualmente é consumida em diversos países com diferentes nomes.
Faschingskrapfen
Na Áustria os Faschingskrapfen, ou se quiser dizer apenas krapfen, são preferencialmente recheados com geleia de damasco (mas você pode encontrar outras variedades de recheio) e são consumidos durante todo o ano, mas são particularmente populares durante a temporada de carnaval (“Fasching”), e tradicionalmente na terça-feira. A terça-feira de carnaval é chamada de “Faschingsdienstag”. Este dia é o auge do carnaval, o que na prática significa que é o último dia para comer alimentos mais ricos e gordurosos, antes do início do ritual de jejum na quarta-feira de cinzas. Isto remonta da época que havia uma escassez de comida e a situação alimentar era muito ruim. Então os Monges e clérigos aconselhavam as pessoas comuns, pouco antes do início da Quaresma, a assar rosquinhas, muito mais nutritivas, em vez de pão, para que os pobres e as crianças não ficassem completamente exaustos ou mesmo doentes devido à longa Quaresma. E mesmo que a maioria das pessoas atualmente não jejuem mais, elas gostam dos rituais do carnaval.
Na terça-feira , as pessoas se fantasiam para comemorar o carnaval… e comem muito Faschingskrapfen neste dia. As crianças se vestem para a escola ou jardim de infância e geralmente comem essa guloseima fofa.
Faschingskrapfen (Rosquinhas de Carnaval)
Recipe by Ana Lucia MarcosCourse: SobremessaDifficulty: Média14
servings1
hour10
minutesIngredientes
180g de leite morno (não ferva)
60g de açúcar
5,25g de fermento seco ativo (ou 1 ¾ colher de chá)
3 gemas grandes de ovos
60g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 colheres de chá de rum
3/4 colher de chá de sal fino
375 g de farinha de trigo
Para fritar: Óleo de canola ou de milho
Para o recheio: 150g de geleia de damasco lisa e de textura fina (ou a geleia de sua preferencia)
Para polvilhar: Açúcar de confeiteiro
Preparo
- Em uma tigela grande misture o leite e o açúcar. Polvilhe o fermento sobre o leite e reserve por 5-10 minutos para que o fermento se dissolva.
- Misture as gemas, a manteiga morna, a baunilha, o rum e o sal usando uma colher até misturar bem.
- Adicione metade da farinha e mexa bem com a colher
- Coloque a tigela em uma batedeira e com o batedor de ganchos misture o restante da farinha. Misture os ingredientes até formar uma massa pegajosa (bata por cerca de 5 minutos)
- Tire a massa da tigela e coloque em uma mesa. Amasse a massa (ou dobre as bordas sobre si mesma) até ficar homogênea, cerca de 5 a 10 minutos. A massa ainda deve estar úmida e um pouco pegajosa.
- Polvilhe uma tigela limpa com farinha e retorne a massa para a tigela. Coloque em um local quente para crescer até triplicar de volume, cerca de 1 a 1 hora e meia
- Após o 1º crescimento (ela deve ter dobrado de tamanho), tire a massa da tigela novamente e coloque em uma mesa. Amasse a massa novamente cerca de 3 minutos.
- Unte novamente a tigela com farinha e retorne a massa para a tigela. Coloque em um local quente para crescer por 15 minutos.
- Pegue uma forma grande e forre com papel manteiga. Espalhe farinha por todo o papel.
- Após crescer a massa, pegue porções de 50gramas e faça bolinha. Coloque a bolinha na forma com farinha e faça uma pequena pressão no topo da bolinha para que ela fique um pouco achatada. (repita o processo até finalizar toda a massa)
- Cubra a forma com um pano de prato de cozinha e deixe descansar por 20 minutos.
- Após os 20 minutos, esquente o óleo em um panela (use uma panela pois é mais alta) a 160ºC / 170ºC
- Pegue delicadamente cada bolinha da forma e coloque para fritar com a superfície voltada para baixo. Tampe a panela e doure o krapfel por cerca de 2 a 3 minutos. Vire e frite por cerca de 2 a 3 minutos. Eles devem ficar com uma cor dourada de cada lado, e no centro , como se fosse um circulo ou anel, fica uma faixa clara, que na Áustria tem o nome de "Ranftl".
- Tire o Faschingskrapfen da panela e coloque para secar sobre um papel toalha (preferencialmente o papel deve ficar sobre uma grelha).
- Deixe o Faschingskrapfen esfriar. Coloque a geleia em um saco de confeitar com bico redondo. Espete um espeto ou pauzinho na lateral do Faschingskrapfen para criar um túnel. Coloque um pouco da geleia.
- Polvilhe os Faschingskrapfen com açúcar de confeiteiro. Eles têm um sabor melhor se consumirmos no mesmo dia.