Kipferl (Croissant) é um clássico entre os doces da Áustria e hoje você pode encontrá-lo em todas as padarias. Maronipikferl, a variedade com um creme de castanhas é a nossa preferida.
Existe uma grande variedade de histórias sobre a origem desta pastelaria. Na Áustria, o kipferln é frequentemente atribuído ao mestre padeiro Peter Wendler, que criou o formato da massa em 1683 para zombar do crescente número da população turca após o cerco Turco na cidade de Viena, embora fosse conhecido há muito tempo como uma pastelaria pagã tradicional.
Seja qual for a origem, esta é uma pastelaria popular na Áustria, e especialmente em Viena, onde é frequentemente apreciada no café da manhã e durante o café da tarde. Existem diferentes tipos e com todo o tipo de recheio. Existem também 3 tipos diferentes de massa; massa levedada, massa folhada e massa de brioche. Esta receita de maronikipferl é feita com massa de fermento e creme de castanhas, pois são adequados para congelar. Eles descongelam rapidamente no forno e ficam quase como recém-assados. Assim você sempre pode ter alguns em estoque.
Maronikipferl
Recipe by Ana Lucia MarcosCourse: Café da Manhã, Café da TardeDifficulty: Média4
servings1
hour25
minutesIngredientes
MASSA
250gr de farinha de trigo
50gr açúcar
20gr de fermento
100ml de leite
90gr de manteiga (temperatura ambiente)
1 gema de ovo
CREME DE CASTANHA
150gr castanhas cozidas
30ml de leite
15gr de açúcar
1 colher de sopa de rum
PARA PINCELAR A MASSA
1 ovo
1 colher de sopa de leite
Preparo
- PREPARAÇÃO DA MASSA
- Comece fazendo a massa de fermento. Aqueça o leite a aprox. 40 graus. Coloque a farinha e o açúcar em uma tigela. Em seguida, adicione o leite morno, bem como a manteiga e o fermento em pedaços pequenos. Mexa e sove a massa por cerca de 10 minutos.
- Em seguida, cubra a massa com um pano de prato limpo e deixe crescer em local aquecido por cerca de 25 minutos
- Enquanto a massa cresce, faça o creme de castanhas. Se ainda não conseguiu castanhas, também pode usar creme de castanhas pronto. Caso opte por comprar, procure utlizar um creme de castanhas de melhor qualidade. Ou seja, faça você mesmo ou compre em copo ou lata. O creme está disponível com ou sem açúcar.
- Coloque todos os ingredientes em uma tigela e use a varinha mágica para fazer um creme. Ajuste a firmeza do creme com leite. A consistência deve ser de um creme espesso que não escorre.
- Coloque papel manteiga em uma assadeira/assadeira.
- Depois de crescer, amasse bem a massa de fermento novamente e abra-a em um círculo de aprox. 0,5 cm de espessura sobre uma superfície enfarinhada. Corte a massa em 8 triângulos. Corte o lado curto ao meio aprox. 0,5 cm. Isso significa que os croissants podem ser moldados melhor.
- Espalhe 1,5 colheres de sopa de creme de castanhas no meio de cada um dos triângulos. Em seguida, enrole os croissants pelo lado mais curto, dobre levemente as pontas e coloque na assadeira. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por mais 20 minutos.
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180 graus com fogo superior e inferior e bata o ovo com o leite.
- Pincele os croissants de castanhas com o ovo batido e leve ao forno durante aprox. 20-25 minutos até ficarem dourados
- Retire o maronikipferl do forno e deixe esfriar antes de servir.
- CREME DE CASTANHA BONNE MAMAN
- Existem vários tipos diferentes de creme de castanhas disponíveis para compra. Esta variante da empresa francesa Bonne Maman, além da pérola maroniki, também utilizamos no nosso bolo de chocolate com recheio de castanha. Existem também creme de castanhas congelados, com e sem açúcar. O valor é o mesmo, independentemente do tipo que você usa. Quanto mais espessa for a consistência, melhor para que não escorra da massa durante a cozedura. Recomendamos misturar 50gr de nozes moídas para deixar o Bonne Maman um pouco mais espesso.