Os Alpes austríacos não são apenas picos cobertos de neve, mas também cânions profundos e gargantas estreitas. Muitos dos cânions mais legais da Áustria oferecem aventuras espetaculares em uma natureza selvagem.
A maioria dos cânions e desfiladeiros na Áustria é mantida por organizações de conservação públicas ou privadas, e você paga uma taxa de entrada. Isso abrange os projetos de manutenção e conservação da área. Muitos dos cânions são caminhadas adequadas para toda a família, e apenas alguns são indicados para pessoas com maior experiencia em caminhadas mais desafiadoras. Coletamos algumas informações e forneceremos nossa opinião sobre alguns dos cânions que visitamos na Áustria e no sul do Tirol.
Kesselfallklamm (Estado da Estíria)
O pequeno rio Rötschbach desce em cascata formando várias cachoeiras, e vai descendo por corredeiras e por poços, atravessando a garganta. A cachoeira mais alta cai em várias etapas antes de culminar a 38 metros abaixo do penhasco. Este é apenas um dos destaques ao caminharmos por mais de 50 passarelas e pontes, que possibilitam a fantástica experiência de observar e vivenciar um espetáculo natural de perto. Onde o rio Rötschbach percorre tranquilamente o topo do desfiladeiro, a trilha se ramifica para a direita. Uma subida íngreme levará você a grandes formações rochosas, através do chamado portão de pedra, antes que a trilha passe por uma caverna até o vale. Após um total de cerca de 2,7 km e 1,5 hora de caminhada, voltamos ao restaurante Sandwirt. Se você não se incomodar com a temperatura da água, que no verão fica entre 15-18 ° C, traga roupas de banho para um mergulho refrescante em uma das piscinas rasas formadas pelo cânion.
Para mais informações: Graz Tourism
Raggaschlucht (Estado de Caríntia)
O desfiladeiro Raggaschlucht, de 800 metros de comprimento, não está entre os mais longos da Áustria, mas ainda assim é uma experiência espetacular. Começa com um caminho pela floresta ao longo do rio até a garganta. Assim que você passa pelo portão, você caminha em uma passarela de madeira cruzando o estreito desfiladeiro. As tábuas molhadas podem tornar o caminho bem escorregadio e portanto recomendamos bons sapatos para caminhada com solas antiderrapantes. Ao se aventurar no estreito desfiladeiro, o rugido da água que percorre o cânion bem debaixo dos nossos pés fica cada vez mais alto. O cânion serpenteia pelo terreno e, ocasionalmente, a passarela é bastante íngreme. No caminho, algumas informações explicativas, em alemão e inglês, estão disponíveis sobre como a natureza criou o desfiladeiro e algumas dicas de geologia. Quando chegamos ao topo, após cerca de uma hora, a câmera está repleta de fotos da fabulosa caminhada pelo desfiladeiro Raggaschlucht. Como um grande final para a caminhada, uma estrada pela floresta levará você de volta para o vale, onde durante o caminho você também terá algumas belas vistas da paisagem do Vale Mölltal e das montanhas. A caminhada total (ida e volta) levou cerca de 1,5 horas.
Wolfsklamm (EstadoTirol)
Por milhares de anos, o riozinho Stallenbach cortou uma ravina profunda nas montanhas de Karwendel, no Tirol. Então os monges do mosteiro de St. Georgenberg chegaram à área e abriram um caminho pelo desfiladeiro para ir do vilarejo de Stans até seu mosteiro. A caminhada começa na borda da vila onde você encontrará um estacionamento. Depois de um curto passeio, você chegará à entrada do desfiladeiro. O desfiladeiro de Wolfsklamm, que deve o seu nome aos lobos que outrora viveram aqui, conduz suavemente para cima através de penhascos íngremes e encostas íngremes, em direção a St. Georgenberg, o local de peregrinação mais antigo do Tirol. Passarelas de madeira, pontes e 354 degraus levarão você a um fantástico espetáculo natural. Esta é uma caminhada familiar, mas não se esqueça de usar sapatos adequados, pois pode ser escorregadio e íngreme.
Para mais informações: Turismo Silberregion Karwendel
Gilfenklamm (Tirol do Sul)
O pequeno rio Ratschingser Bach, há milhões de anos, foi desgastando o mármore branco e criou um desfiladeiro profundo no meio da paisagem – o Gilfenklamm, que nós descobrimos em uma fantástica caminhada. O passeio começa agradável e fácil em um caminho bem marcado através da paisagem e vai mudando lentamente. Fica mais íngreme e o desfiladeiro se estreita à medida que avançamos na ravina. Em um dia quente de verão, a floresta densa e sombria torna esta uma caminhada confortável. Eventualmente, ouvimos os sons crescentes da água correndo pelo cânion. Já em 1896 as primeiras passarelas e pontes foram construídas através do desfiladeiro, e tem sido um ponto turístico popular desde então. Embora a trilha exija caminhar ao longo de trechos estreitos e subir escadas íngremes, com calçados apropriados e antiderrapantes, isso não será problema para as crianças. As pontes sobre o desfiladeiro e a passarela ao lado são protegidas por fios e grades. É uma sensação emocionante ver a água descer em cascata abaixo do desfiladeiro logo abaixo de seus pés. Ao longo do caminho existem vários lugares para descansar e até mesmo para almoçar. O percurso (ida e volta) leva cerca de 1,5 hora.
Para mais informações: Informações Turísticas Vipiteno Racines