Os edifícios grandiosos, que caracterizam grande parte de Viena, datam de uma época em que a cidade era a capital de um enorme império. Embora os sinais desta arquitetura se espalhem pela cidade e falem por si próprio, há muito mais a se descobrir do esplendor antigo. A Viena Imperial também é uma parte muito animada da paisagem urbana.
A Casa de Habsburgo governou a Áustria por 640 anos, de 1278 a 1918, e deixou sua marca em Viena para sempre. Os edifícios históricos que a família Habsburgo deixou para trás estão hoje entre os pontos turísticos mais populares de Viena. Não são apenas os edifícios em si que são pontos turísticos interessantes. Além de funcionarem como repartições públicas, muitos dos prédios históricos abrigam instituições culturais, museus, hotéis, lojas e restaurantes para que qualquer pessoa possa vê-los de perto, tanto por fora quanto por dentro.
Viena Imperial
Viena não foi apenas a capital do Império Austríaco, mas também um centro dominante de poder político na Europa por mais de quinhentos anos. Os Habsburgos governaram um império com 50 milhões de habitantes em Viena. Além disso, a cidade refletia não apenas o vasto império multicultural, mas também a influência dos Habsburgos na Europa. Os Habsburgos e sua corte imperial deixaram um legado significativo em Viena, com numerosos palácios ostensivos, edifícios públicos e parques. Hoje esta herança é preservada e apresentada de uma forma que mantém a história através da marca Imperial Áustria.
Rodoanel de Viena
Durante séculos, Viena foi cercada por enormes muralhas de fortalezas. Os portões se fechavam à noite e a vida continuava dentro das muralhas. Eventualmente, a muralha da cidade tornou-se um grande obstáculo ao desenvolvimento dentro e fora destes muros. Além disso, a cidade tornou-se muito populosa em 1864, com cerca de 60.000 pessoas vivendo dentro dos muros da cidade. Só para comparação, atualmente apenas 16.000 pessoas vivem na Bezirk (Cidade Velha). Algo tinha que ser feito, e então foi construída uma estrada circular que percorre o distrito de Innere Stadt, a avenida Ringstraße.
Ringstrasse
A Ringstrasse foi criada entre 1860 e 1890 derrubando as muralhas da cidade, que não tinham mais nenhuma função prática. O imperador Franz Joseph I queria fundir os distritos externos e o centro de Viena e transformar a Ringstrasse na bela avenida do mundo. Pela primeira vez, Viena tinha ganho uma rua de desfiles onde o país pode mostrar seu poder e esplendor. Nenhum lugar em Viena tem uma coleção maior de edifícios magníficos do que na Ringstrasse com seus 5,3 quilômetros de extensão. Como o próprio nome já diz, a avenida Ringstrasse circunda o centro histórico de Viena (Altstadt). Numerosos edifícios magníficos se alinham na Ringstrasse, como a Ópera de Viena, o Palácio da Justiça, o Parlamento Austríaco, o Museu de História Natural e História da Arte, a Prefeitura de Viena, o Teatro Nacional Austríaco (Burgtheater) e a Universidade de Viena, só para citar alguns.
Explorar de bonde
A avenida Ringstrasse possui muito mais do que grandiosos palácios e edifícios públicos. Você encontrará vários belos parques ao longo desta avenida, como os; Stadtpark, Burggarten e Volksgarten. Além disso, a Ringstrasse é dividida em várias seções com diferentes nomes de ruas. Indo no sentido horário começando pelo Danúbio na Julius Raab Platz; Stubenring, Parkring, Schubertring, Kärtner Ring, Opernring, Burgring, Universitätsring e, finalmente, Schottenring, que termina no rio Danúbio no Cais de Franz-Josef. A melhor maneira de obter uma visão geral da Ringstrasse é pular no Vienna Ring Tram, uma linha de bonde turística que o levará por toda a Ringstrasse. Outra opção é se locomover por conta própria combinando as linhas regulares de bonde 1 e 2.
Hofburg
A joia da coroa da Viena imperial é, claro, o Hofburg, uma antiga residência imperial que hoje é, entre outras coisas, a residência oficial do presidente austríaco. O Hofburg não é apenas um único edifício, mas um complexo de pelo menos 16 edifícios diferentes – dependendo de como você conta. A antiga residência imperial sofreu várias expansões e reconstruções ao longo do tempo, e foi um centro de poder europeu por muitas centenas de anos até o início do século XX. Foi a partir deste palácio que o imperador Franz Joseph, cujo reinado durou 68 anos, decidiu o destino da monarquia do Danúbio. O império multinacional que já foi oito vezes o tamanho da atual Áustria.
Interior magnífico
Os visitantes podem admirar parte da arquitetura histórica de Hofburg por fora e por dentro. Além disso, muitas vezes o interior é mais magnífico que o exterior. Visite alguns dos museus, lojas ou cafés, localizados dentro do Hofburg para ver o interior. Entre em uma era passada ao admirar os Apartamentos Imperiais, sente-se no Café Landtmann de 1873 ou admire a Biblioteca Nacional Austríaca fabulosamente decorada.
Palácio de Schönbrunn
A atração turística mais visitada e o marco mais impressionante de Viena é o Palácio de Schönbrunn. Erguido pela primeira vez como um pavilhão de caça dentro de um grande parque, foi ampliado para seu tamanho atual a partir de meados do século XVIII. Schönbrunn serviu como sede do governo e residência de verão da família imperial e da corte durante o verão. Em meados do século XIX, o palácio e todos os outros edifícios foram pintados no chamado amarelo Schönbrunn, que acabou se tornando a marca registrada da monarquia dos Habsburgos. Confira nosso artigo sobre o Schloss Schönbrunn.