A vila de Heiligenbrunn é uma pequena jóia escondida no canto sudeste da Áustria. As principais atrações turísticas são as adegas históricas únicas e características e, claro, o vinho Uhudler.
A pequena vila de Heiligenbrunn no estado de Burgenland está localizada na transição entre as colinas que caracterizam o sudeste da Áustria e as vastas planícies que dominam o oeste da Hungria. Florestas e vinhedos dominam a paisagem ao redor de Heiligenbrunn. Também as tradições arquitetônicas nesta parte da Áustria diferem muito das conhecidas casas de estilo tirolês que encontramos nos Alpes.
O distrito de adega
Heiligenbrunn é conhecida por seus chamados “kellerviertel“, que você encontra nos vinhedos logo acima da vila. As características principais desta área são as pequenas casas pintadas de branco, muitas delas com telhados de colmo (um tipo de palha), criam uma atmosfera única. Passear entre as casas pitorescas, construídas entre os séculos XVII e XIX, é como voltar no tempo e na história. Situado em uma encosta cercada por florestas e vinhedos, surgiu um aglomerado dessas casas que são utilizadas para adega. Estas anteriormente serviram como locais de produção e armazenamento para os produtores locais de vinho. Hoje, as instalações de produção de vinho se mudaram para locais mais modernos.
Telhados de Palha
Hoje ainda existem 140 destas casas, das quais 56 têm telhados de palha e são protegidas como edifícios históricos. Algumas estão completamente renovadas, enquanto outras precisam desesperadamente de um pouco de amor e carinho. De acordo com alguns dos proprietários com quem conversamos, é difícil encontrar pessoas que conheçam a técnica para trabalhar com este tipo de palha e que possa fazer a reconstrução corretamente. Além disso, esse tipo de preservação é muito cara, mesmo recebendo subsídios da UE e do governo local. A maioria destas casas é de propriedade privada. Algumas funcionam como pequenas lojas de vinho, onde você pode provar e comprar produtos Uhudler. Outras se tornaram casas de veraneio e duas funcionam como museus, onde você pode ver prensas de vinho e outros itens relacionados à produção de vinho.
Água de nascente sagrada
A vila foi nomeada Heiligenbrunn (o poço sagrado) após a Primavera Ulrich e descoberta pelos monges e mencionada, pela primeira vez em documentos escritos, no século 13. Heiligenbrunn era chamada de Szenkút (em húngaro) até 1921 e pertencia ao Reino da Hungria, que fazia parte do Império Austro-Húngaro. Durante vários séculos, a região de Heiligenbrunn pertenceu a famílias nobres húngaras que governavam o Castelo Güssing, que fica nas proximidades.
Festival do vinho
Hoje, a tranquilidade desta paisagem cultural inalterada, além de um pequeno fluxo de turistas durante os meses de verão, prevalece. Durante os dias de semana, pode-se passear tranquilamente pela vila idílica, absorvendo a paisagem amorosa e a arquitetura peculiar. No entanto, duas vezes por ano, a vila de 265 habitantes convive com muitos visitantes. A festa de verão em julho e o festival do vinho em setembro atraem milhares de visitantes à região para celebrar o Uhudler, um vinho local e muito característico.
Uhudler
Um dos vinhos mais característicos produzidos na Áustria, o Uhudler é originário da região em torno de Heiligenbrunn, no sul do estado de Burgenland. Os vinhos Uhudler são geralmente vermelho ou rose típico, provenientes das uvas Noah, Isabella, Concord, Clinton e Delaware. Muitos vão perceber rapidamente que as uvas têm nomes americanos. Essas uvas foram importadas dos Estados Unidos para a Europa depois que a praga do piolho de vinho destruiu grande parte das videiras européias na década de 1860. Os vinhos frutados Uhudler têm um aroma intenso de morangos, frutas silvestres ou cassis e, preferencialmente, devem serem saboreados bem gelado. Embora o vinho Uhudler seja principalmente uma espécie de aperitivo, também combina bem com chocolate, salsichas e queijo.