O estado mais ocidental, Vorarlberg, também é o menor da Áustria. No entanto, a costa de 28 km no Lago Constance adiciona um toque especial, em contraste com o interior alpino do estado.
Vorarlberg está isolada do resto da Áustria pelas montanhas Arlberg. Daí o seu nome, “antes de Arlberg”. Sem problemas! Está conectado ao Tirol por estrada e ferrovia. Além disso, o pequeno estado também difere do resto da Áustria tanto culturalmente quanto em termos de idioma. O segundo menor estado da Áustria oferece uma infinidade de atividades e atrações turísticas – tanto no verão como no inverno.
Idioma Alemão
A maioria da população do estado é de descendência austro-germânica e fala um dialeto alemânico proveniente do sudoeste da Alemanha enquanto o resto da Áustria usa um dialeto bávaro-alemão. Várias características culturais são bem parecidas entre a Alemanha e Áustria o que já não acontece com a Suiça, por exemplo, que também fala alemão. Apesar de estar na divisa com a Suiça, Vorarlberg ainda tem a mesma sensação austríaca. Mas nem sempre a população da vila Arlberg se identificaram como austríacos. Em um referendo após a Primeira Guerra Mundial, 80% votaram pela adesão à Suíça. Apesar do voto claro dos Vorarlbergianos, o governo austríaco e os aliados impediram isso, e Vorarlberg tornou-se um estado na nova República da Áustria.
Paraíso dos caminhantes
Exceto por uma faixa plana de terra ao longo do rio Reno em direção a Bregenz, Vorarlberg é completamente montanhosa. A paisagem alpina dramática, com picos de até 3.300 metros (10.826 pés), vales verdes pontilhados de aldeias pitorescas, convida-os a caminhadas fantásticas. A região de Bregenzerwald é uma mistura de paisagens agrícolas abertas, florestas e montanhas. O lindo vale Kleinwalzertal é cercado por altas montanhas nos três lados e está localizado dentro de Vorarlberg, mas só é acessível pela Alemanha. Toda a região é famosa por suas possibilidades de caminhadas e esqui.
Bronzeador e resorts de esqui
Da mesma forma que os outros estados alpinos da Áustria, o turismo de inverno tornou-se o principal ponto de foco para o turismo em Vorarlberg. Além disso, como o resto da Áustria, exceto Burgenland, Vorarlberg tem muitas estâncias de esqui. As vilas de Montafon e Lech am Arlberg, são exemplos das estações de esqui mais conhecidas do estado. Você já deve ter ouvido falar do Piz Buin? Sim, é a montanha mais alta de Vorarlberg com 3312 m (10.866 pés), mas também dá nome a uma marca de produtos de bronzeador. Contudo, Vorarlberg também ganhou interesse entre os viajantes que procuram atrações de verão. Além da óbvia caminhada na montanha, você também pode se divertir à beira do lago.
Lago Constança / Bodensee
A Áustria tem apenas uma pequena costa de 28 km no Lago Constança, já que a maior parte do lago é compartilhada pela Alemanha e Suíça. No entanto, dá ao país acesso ao terceiro maior lago da Europa. Barcos e balsas que aportam em Bregenz o ano todo conectam Vorarlberg a várias cidades da Suíça e da Alemanha. Os cruzeiros portuários e diurnos também saem de Bregenz durante os meses de verão.
Capital à beira do lago Bregenz
A capital do estado é apenas a 3ª cidade mais populosa do estado, com seus 30.000 habitantes. Por outro lado, Bregenz é elegante e tem uma atmosfera eloquente. Não só por causa de seu famoso festival anual de música de verão, mas também pela beira do lago. Bregenz é provavelmente o único lugar na Áustria onde você tem um “passeio à beira-mar” adequado, pois fica na margem do Lago Constança. Isso não é ruim, em um país completamente fechado.
Para mais informações: Turismo de Vorarlberg