A região vinícola de Wachau, situada ao longo do Danúbio, não foi considerada patrimônio cultural da UNESCO sem motivo. A combinação de natureza, história e cultura tornou este um dos destinos turísticos mais populares da Áustria – tanto para visitantes estrangeiros como para austríacos.
A região de Wachau ocupa um trecho de 33 quilômetros pelo rio Danúbio entre a vila de Melk até a vila de Krems, na Baixa Áustria. A mistura única de vilas pitorescas, a paisagem do rio, história, cultura e delicatessen regionais são as principais atrações. O clima ameno, a geologia e o bom solo fazem de Wachau um dos principais distritos vinícolas da Áustria. A temporada turística nesta parte da Áustria dura um pouco mais do que a maioria dos lugares, e se estende do final de março até o final de outubro. No entanto, para evitar o stress deste período, visite a região de Wachau no início ou no final da temporada.
Primavera, verão e outono
A natureza é extremamente variada durante a temporada turística, com diferentes cores e com a florada de diferentes plantas. Esta parte da Áustria é onde se percebe mais rapidamente o inicio da primavera. Um dos destaques é o florescimento das árvores de damasco que colorem o vale do rio no mês de abril. Estas árvores raramente crescem ao norte dos Alpes mas prosperam em abundância na região de Wachau devido ao clima especial. Durante algumas semanas, entre o final de março e início de abril, acontece o Wachau Gourmet Festival que celebra a herança culinária da região com inúmeras iguarias locais. O verão é a alta temporada para os turistas que apreciam os passeios de bicicleta e de barco em divertidos cruzeiros mas, especialmente em agosto, você pode enfrentar um pouco de tráfego nas trilhas de bicicleta ao longo do Danúbio. No outono (setembro-novembro) tudo se acalma um pouco e torna este o momento perfeito para explorar a região e procurar por vinhos produzidos localmente e, consequentemente, as maravilhas culinárias.
Vinea Wachau Nobilis Districtus
A produção de vinho no vale de Wachau tem longa tradição. Devido os solos ricos em minerais e os ventos que atravessam o vale do rio, o vinho de Wachau é especialmente diferenciado, são considerados puros e nobres, sem aditivos, mantendo a condição natural das uvas. Os romanos descobriram rapidamente que as uvas prosperariam na região e construíram os primeiros terraços de pedra já há 2000 anos. Leuthold I (1260-1312), da família nobre Kuenring, possuía grandes áreas de terra na região e foi uma das primeiras a receber o certificado de origem dos vinhos da “Vinea Wachau Nobilis Districtus”. Não só a produção de vinho é muito importante para a região, mas também o turismo de vinhos. As adegas locais oferecem aos apreciadores a possibilidade de degustação de vinhos alem da compra dos produtos é claro. Além disso, você pode aprender sobre todo o processo, que vai desde o plantio até o engarrafamento do vinho.
Antigo destino turístico
Apesar de existirem outras regiões produtoras na Baixa Áustria e que produzem quantidades ainda maiores de vinho, a região de Wachau possui uma fama quem vem de longa data entre os apreciadores tanto dos vinhos, como da culinária da Áustria. O turismo na região não é um fenômeno novo. Já no final do século XVIII, a região era um destino turístico popular, especialmente para os moradores da cidade vizinha Viena (80 kms de distância). Naqueles dias, a maneira mais popular de viajar era de barco a vapor no Danúbio ou de trem. Ambas as opções ainda estão disponíveis hoje. Como Viena fica a apenas cerca de uma hora de carro, as ruas ficam muito cheias no mês de agosto e nos finais de semana com eventos especiais. No entanto, a maneira mais agradável de visitar o vale de Wachau é de bicicleta.
Wachau em duas rodas
Você encontrará ciclovias em ambos os lados do rio Danúbio e pode fazer todo o trajeto percorredo 35 km por dia. No entanto, recomendamos fazê-lo em pelo menos três dias, o que lhe permitirá apreciar não só o cenário fantástico, mas também apreciar a história e a cultura local. O lado sul tende a ter um tráfego menor do que o lado norte do rio e pode ser mais agradável em uma bicicleta. Entretanto você poderá atravessar o rio em vários pontos, por ponte ou balsa, a fim de experimentar todo o vale de Wachau. No lado sul, você também poderá encontrar o magnífico Castelo Medieval de Aggstein. Suba até lá (300m acima do Danúbio) e desfrute das vistas deslumbrantes do Wachau e arredores.
Os cinco principais pontos turísticos
Abaixo estão os principais pontos turísticos que você deve tentar encaixar em seu roteiro de viagem pela região do Wachau. Se você não puder encaixar todas as visitas em uma única viagem, não tem problemas, é uma grande desculpa para você se programar novamente para outras férias.
1. Vila e Abadia de Melk
2. Vila de Dürnstein
3. Castelo Aggstein
4. Visita a uma vinícola
5. Cruzeiro no Rio Danúbio
Assim como a maioria das outras regiões na Áustria, o vale do Wachau oferece uma extensa rede de trilhas para caminhadas, tanto ao longo do rio como nas colinas que rodeiam a região. Existem também várias plataformas de observação nos percursos pedestres no vale do Danúbio, proporcionando vistas espetaculares. Não importa quais são seus principais interesses, na região de Wachau você irá, com certeza, encontrar alguma atividade que goste muito.