Você encontrará várias vilas pitorescas na região de Wachau ao longo do Danúbio, mas uma das minhas favoritas é Dürnstein. O charme da pequena vila, as margens do Danúbio, se deve a uma mistura de edifícios históricos autênticos, sua localização à beira do rio e a boa e antiga hospitalidade austríaca.
Dürnstein parece ter sido retirada de um romance medieval. A vila é banhada por uma faixa estreita do rio Danúbio ao norte, na Baixa Áustria. A pequena cidade recebeu o nome do castelo, situado nas falésias acima da vila. Felizmente, a vila é bem mais preservada do que o castelo, que hoje consiste apenas de algumas ruínas (paredes e torres desmoronadas). Além disso, Dürnstein, com sua localização no meio da região vinícola e de frutas de Wachau, é um destino popular para turistas estrangeiros e austríacos. Vale a pena visitar esta cidade medieval bem preservada em um ou dois dias.
Descobrindo Dürnstein
A vila, com suas ruas estreitas de paralelepípedos e repleta de edifícios históricos, está escondida atrás de um muro de fortificação. Assim que passamos pelo portão principal da cidade “Kremser Tor”, é quase como sair deste século e retroceder no tempo (bem, se você conseguir ignorar os carros). Atravessando o Kremser Tor (portão) você já chega a Hauptstrasse (rua principal) e poderá percorrê-la tranquilamente enquanto aprecia a pequena cidade. Nós apenas tivemos que fazer algumas paradas, pois é aqui que se encontra a maioria das lojas. Para se conseguir ter uma melhor vista do rio Danúbio a partir da cidade, seguimos para a pequena plataforma de observação do lado de fora da entrada do Hotel Schloss Dürnstein. Outra opção é simplesmente caminhar até a margem do rio, virando do lado de fora do portão leste da cidade (Kremser Tor) e seguir a rua Anzuggasse em direção ao rio ao longo da parede.
Lá em baixo, à beira-rio
Uma caminhada ao longo do Danúbio oferece uma perspectiva diferente da encantadora vila histórica. Além disso, o marco de Dürnstein,, a característica torre azul-branca da igreja, é realmente melhor visível do lado do rio. Faz parte do mosteiro Stift Dürnstein que foi construído em estilo gótico e barroco entre 1400 e 1700, o mosteiro ocupa uma grande parte da cidade. Você pode visitar o mosteiro por conta própria ou em visitas guiadas por alguns euros.
O melhor da baixa temporada
À primeira vista Dürnstein pode parecer um pouco “cafona”, com todas aquelas lojas de souvenirs lotadas de um amontoado de turistas a pé ou de bicicleta. No entanto, não se deixe enganar por todas as lojas de souvenirs. Olhe além de tudo isso e você também notará a história que cria todo o frenesi. Afinal, Dürnstein foi incorporada ao Patrimônio Mundial da UNESCO em 2000. Visitei Dürnstein durante todas as estações do ano e todas as estações me mostraram diversos aspectos bem diferentes. Durante as férias de julho e agosto, o local fica lotado. Em maio e junho, o número de turistas é muito menor e é mais fácil aproveitar a atmosfera. A maioria dos visitantes são turistas de um dia de viagem. Assim, à tarde, geralmente acalma um pouco. A parte antiga de Dürnstein, com seus 340 habitantes, é um lugar pequeno e você pode apreciar e explorar a pequena vila, além de desfrutar de um lanche e um refresco, em apenas 2-3 horas.
Castelo de Dürnstein
Chegando em Dürnstein, você não pode perder as ruínas de um castelo medieval no afloramento rochoso acima da vila. Nós fomos até lá explorar o local e mesmo que as ruínas do castelo em si não valham muito o esforço da subida, a combinação de algumas vistas realmente incríveis e o caminho encantador pelas vinhas, no final valerão muito o esforço. Foi em 1645 que um sueco, o general Torstensson, contribuiu para a destruição do castelo, quando e seu exército explodiu o lugar. Depois disso, ninguém se preocupou em reconstruí-lo. Dürnstein, ou melhor, o Castelo Kuenringer (também conhecido por Castelo Dürnstein) também deixou uma pegada histórica e política ainda mais para trás. De dezembro de 1192 a março de 1193, o rei inglês Richard Lionheart foi preso no castelo. Bem, é isso que a lenda diz. De qualquer maneira, quando você fica no castelo, entende rapidamente por que esse lugar foi escolhido. A vista do vale do Danúbio é simplesmente fenomenal.
Licor de vinho e damasco
Não deixamos de notar que a região de Wachau é uma das principais regiões vinícolas da Áustria. Onde quer que olhássemos, estávamos cercados por vinhedos. Além disso, as videiras também são usadas como plantas ornamentais e você as notará também dentro da vila. Os agricultores da região de Dürnstein também cultivam diferentes tipos de frutas, sendo um dos mais populares os damascos (Marillen em alemão). Damascos são vendidos como frutas frescas, mas também são transformados em licor. Em Dürnstein e nas fazendas vizinhas, você pode comprar os licores produzidos localmente. Ou você pode escolher os licores produzidos em massa pelas maiores destilarias, e comprar em qualquer supermercado. Se você não tem certeza do que escolher, a maioria das lojas oferece degustação de seus produtos.