Viena oferece uma estadia divertida e interessante para qualquer pessoa – famílias com crianças, casais em um fim de semana romântico ou mochileiros.
Uma lista de sugestões, que facilmente pode chegar a mais de 100 opções, pode ser oferecida a vocês, do que se fazer em Viena. No entanto, escolhemos alguns locais na cidade para mostrar a variedade disponível. Além disso, optamos por selecionar o que é mais adequado para a maioria das pessoas, independente da idade. Essas sugestões não são meras armadilhas para turistas, mas atividades que os próprios vienenses desfrutam.
Palácio de Schönbrunn
Uma atração turística popular desde o século 18 e uma herança mundial da UNESCO desde 1996. O palácio imperial, com seus magníficos jardins, é uma visita obrigatória para qualquer visitante de Viena, a capital da Áustria.
Hundertwasser
A Hundertwasserhaus (“casa Hundertwasser”) em Viena é um dos destaques arquitetônicos de Viena. A casa projetada por Friedensreich Hundertwasser atrai visitantes de todo o mundo. As fachadas coloridas e peculiares não poderiam ser mais diferentes do que você esperaria da antiga cidade imperial. É muito mais do que apenas uma expressão artística. As pessoas vivem nos apartamentos. Além disso, eles até podem definir seu próprio estilo no apartamento, decorando ao redor de suas próprias janelas.
Prater
O parque de diversões Prater encontra-se num grande espaço público, que costumava ser o campo de caça dos nobres, no 2º distrito de Viena. Além da grande variedade de passeios e atrações típicas de parque de diversões, o Prater também abriga uma das mais famosas atrações de Viena desde 1897, o Wiener Riesenrad (uma roda gigante imensa). Outra atração de longa duração é o Liliputbahn (minúsculo trem) que leva você para um passeio ao redor do parque (tem 4 km de extensão e o trajeto leva em torno de 20 minutos). O Prater fica aberto o ano todo e o acesso é gratuito. Você apenas paga pelos passeios ou atrações individuais.
Haus das Meeres
Viena aproveitou a oportunidade para colocar em uso uma das horríveis torres de armas antiaéreas de concreto que sobraram da Segunda Guerra Mundial. A estrutura de concreto de 47 metros (130 pés) de altura está em Esterhazypark (bairro Mariahilf) e hoje abriga um aquário (Haus das Meeres). Distribuídos em 11 andares, você encontrará mais de 10.000 animais, à maioria é aquática. Os aquários internos, apesar de definidos pelo forte casco de concreto à prova de explosão, são muito bem apresentados com várias diferentes espécies.
A Torre do Danúbio
Situada na margem norte do rio Danúbio, a enorme torre de comunicações faz parte do horizonte de Viena desde 1964. O terraço panorâmico a 150 metros de altura é a principal razão para visitar a Torre do Danúbio (Danube Tower – Donauturm). A plataforma a 360° oferece vistas espetaculares de Viena e seus arredores. Para os amantes da emoção que precisam de um pingo de adrenalina, tentem o bungee jumping da torre. Para aqueles com menos pressa de voltar ao chão, há também um restaurante giratório na torre a 170 metros de altura.
Cavalos e Carruagem
Do mesmo modo que um passeio de gôndola em Veneza, uma viagem com a fiaker (cavalo e carruagem) é um ingrediente essencial para desfrutar Viena. Muito antes que o automóvel assumisse o principal meio de transporte, os cavalos e as carruagens dominavam a paisagem urbana. Se delicie pelas ruas de Viena em um passeio de carruagem aberta e aprenda um pouco mais sobre a cidade com a conhecimento que seus condutores tem a oferecer. Eles geralmente são ótimos guias turísticos, não só dando-lhe as anedotas históricas padrão e fatos, mas também respondem prontamente a maioria das perguntas sobre o centro de Viena.
Café e Bolo
A Áustria é conhecida por seus fantásticos bolos e doces, e uma visita a uma “Konditorei” (Doceria) é obrigatória. Visitar, pelo menos, um dos vários cafés ou Doceria de Viena é ótimo não só para experimentar um bolo delicioso, mas também uma maneira brilhante de ver os austríacos na sua rotina do dia-a-dia. O café é uma parte importante da cultura vienense e este é provavelmente um dos melhores lugares para observar como os habitantes locais se socializam. Mesmo que lugares famosos, como a Doceria Demel e a Sacher, tenham produtos de alta qualidade, esses lugares são principalmente repletos de turistas que fazem uma rápida visita e se vão. Entretanto, se a ideia é relaxar e desfrutar, recomendamos encontrar o caminho para alguns dos favoritos locais dos vienenses. Escondido no 17º distrito, a Konditorei Hübler, é uma jóia com doces de boa qualidade, e ambiente muito agradável. A cadeia Oberlaa é muito boa também e tem nove cafés espalhados na cidade. Você pode, naturalmente, consultar qualquer guia local e obter ótimas recomendações para uma agradável experiência em ‘café e bolo’.