Tirol evoca imagens de montanhas majestosas e vales profundos, pontilhados por vilas de cartão postal. Para muitos, esta é a imagem dos sonhos quando pensamos na Áustria – e com razão.
O estado de Tirol é inteiramente dominado pelos Alpes. A natureza espetacular no terceiro maior estado da Áustria é perfeita para atividades ao ar livre – tanto no verão quanto no inverno. A paisagem alpina domina totalmente o estado, pois possui mais de 500 picos com mais de 3.000 metros acima do nível do mar. Apesar do estado de Tirol ter ganhado muito de sua fama como destino turístico de primeira classe dos esquiadores, o estado também tem muito a oferecer no resto do ano.
Natureza e Cultura
Quando você pensa no Tirol, muitas vezes cria imagens de altas montanhas, resorts de esqui alpino, casas típicas tirolesas, pastagens cheias de flores e vacas pastando e antigas fazendas de madeira. Isso é correto até certo ponto. No entanto, o Estado Alpino no oeste da Áustria tem muito mais facetas. Os tiroleses se preocupam com sua natureza e sua herança cultural e mantêm muitas tradições antigas. Durante todo o ano há inúmeras festas folclóricas e tradicionais realizadas em todo o estado. Confira os calendários de eventos nos sites dos escritórios de turismo locais.
Trilhas intermináveis
Assim que a neve começa a recuar sob o sol da primavera, botas de caminhada saem dos guarda-roupas. Impressionantes 24.000 quilômetros de trilhas para caminhadas cruzam o estado. A variedade de percursos pedestres é igualmente extraordinária. Não importa em que forma você está ou quais interesses você tem, sempre há um caminho adequado para você. Há muitos teleféricos e elevadores de esqui funcionando durante os meses de verão, permitindo que famílias com crianças pequenas e até usuários de cadeira de rodas experimentem o Tirol de cima. No entanto, o verão no Tirol não é apenas caminhada.
Esportes Aquáticos
O estado de Tirol não tem grandes lagos como os estados vizinhos, como Salzburgo ou Caríntia. No entanto, grande parte das águas dos lagos são provenientes do frequente degelo de toda a neve que cai nas montanhas a cada inverno. Você encontrará vários lagos pequenos e cursos d’água espalhados por todo o estado, com possibilidades para a prática de esportes aquáticos. O município de Kössen, por exemplo, é conhecida pelo rafting no rio Großache, este rio flui para o norte através do pântano Entenlochklamm e fica na fronteira com a Alemanha. O lago Achensee é popular para vela e windsurf.
Esportes de inverno
A Copa do Mundo de Esqui colocou muitos vilas da região em destaque nos mapas de destinos turísticos mais populares. Lugares como as vilas de Kitzbühel, Sölden e St. Anton, só para citar alguns, ganharam fama além da comunidade europeia de esqui alpino. No entanto, resorts de esqui como Zillertal ou Seefeld também não devem ser esquecidos. Tirol no inverno não é apenas esqui alpino. Há oportunidades fantásticas para esqui cross-country, patinação no gelo, tobogã, caminhadas de inverno ou caminhadas com raquetes de neve. Por esta razão é que o estado de Tirol possui aquelas imagens maravilhosas de inverno, como encostas íngremes e com muita neve, e festas divertidas após os campeonatos. Para muitos, é esta a imagem final da Áustria alpina, e lógico com razão, pois o estado também tem a montanha mais alta da Áustria, a Grossglockner, 3.798 m dentro de suas fronteiras (Tirol Oriental). Esta é uma das muitas razões que fazem do estado alpino um paraíso para esquiadores no inverno e um paraíso para caminhantes no verão.
Tirol Oriental (Osttirol)
Uma pequena parte do Tirol é separada do resto do estado por uma lasca do estado de SalzburgerLand. Isso ocorreu quando a Áustria foi forçada a transferir a parte sul do Tirol para a Itália, como parte do acordo de paz após a Primeira Guerra Mundial. O Tirol Oriental é igualmente montanhoso como o resto do estado e também oferece uma incrível variedade de esportes de inverno. Existem belos vales escassamente habitados para explorar e estradas deslumbrantes para serem percorridas, de carro, moto ou bicicleta. A parte leste ainda está firmemente conectada à parte sul, embora separada por uma fronteira internacional, na Itália.
Tirol do Sul (Alto Aldige / Südtirol)
Embora o Tirol do Sul faça parte da Itália, no fundo ainda faz parte do Tirol. A província italiana predominantemente alemã do Tirol do Sul (Bozen – Alto Aldige) foi separada do resto do Tirol em 1920, como mencionado anteriormente. Hoje, o estado austríaco do Tirol, culturalmente muito semelhante, e a província autônoma italiana do Tirol do Sul, desfrutam de ampla cooperação transfronteiriça.
Innsbruck – a capital dos Alpes
Innsbruck é de longe a maior cidade do Tirol com 132.000 habitantes. A cidade se localiza no vale do Inn e está cercada por montanhas cobertas de neve e impressionantemente grandiosas. A segunda maior cidade do Tirol é Kufstein com apenas 19.000 habitantes. Muitos chamam Innsbruck de capital dos Alpes, e com muitas razões para esta classificação. No entanto, a cidade é pequena o suficiente para que você possa ver a maioria dos locais de interesse a pé. Tem um centro histórico da cidade bem preservado. Somente se você quiser explorar um pouco fora do centro, como o salto de esqui Bergisel ou o Palácio Ambras, você precisará de transporte público.
Para mais informações, confira estes links: Tyrol Tourism & East Tyrol Information