A caminhada de 8 a 9 km em Seebachtal, no estado de Caríntia, Áustria, é uma das mais fáceis, mas também esta entre as mais belas experiências da natureza que tivemos nos Alpes. Perfeito para famílias com crianças pequenas e aqueles que não estão com sua condição física tão bem como costumavam estar.
Se aventurar pelos Alpes não se restringe apenas a trilhas estreitas e íngremes nas montanhas. Há também uma série de ótimos passeios para aqueles que simplesmente querem uma caminhada agradável, ou para aqueles que já não estão dispostos a grandes esforços ou se você tem filhos pequenos. Além disso, embora a trilha siga principalmente por uma pequena estrada de terra em um terreno relativamente plano, isso não significa que a natureza ao redor não seja espetacular. Nós achamos uma fácil e adorável trilha para caminhadas em um vale com um cenário exuberante no norte do estado de Coríntia.
Majestosa paisagem alpina
O vale localizado a 1270 metros acima do nível do mar é bastante estreito e se torna mais estreito quanto mais longe você se arrisca a ir. Seebachtal, cercada por montanhas que se elevam a 3300 metros, oferece vistas deslumbrantes para os caminhantes. Durante a viagem de quase oito quilômetros, fomos recebidos por grandes e pequenas cachoeiras. Algumas delas são fáceis de alcançar se você quiser explorar mais de perto. Ao longo do percurso, você encontrará bancos onde você pode sentar e tirar algum tempo para apreciar a paisagem. Parte da rota leva você ao longo do rio, onde você pode se refrescar com água cristalina e fria nos dias quentes de verão. Portanto, tenha uma toalha na mochila para que você possa colocar seus pés na água limpa e fria.
Vida selvagem e vida não tão selvagem
A trilha passa por pastos usados pelos agricultores locais. Assim, quando atravessamos o portal que separa o gado do lago Stappitz, perambulamos na companhia de vacas pastando, cavalos e ovelhas. Se você tiver sorte, você também verá alguns animais selvagens no vale. Seebachtal não é apenas a mais antiga reserva de vida selvagem do Parque Nacional Hohe Tauern, mas também um paraíso para quem quer ver a vida selvagem. Stappitzer See (Lago Stappizer), no início do vale, é uma área de descanso para numerosas espécies de aves migratórias, como o mergulhão-de-garganta-preto entre outros. Em 1986 foi declarada reserva natural e desde 2008 é uma área de proteção especial de acordo com a Diretiva Europeia de Aves. Também mantenha seus olhos no céu. Existem várias águias na área, e se você tiver sorte, poderá ver essas magníficas aves enquanto elas circulam pelo vale em busca de presas.
Piquenique na natureza
Do estacionamento, onde fica o teleférico Ankogelbahn, até o restaurante na “casa da fazenda” (Schwussnerhütte) são aproximadamente 3,9 quilômetros. Além disso, não é possível se perder se você seguir a estrada de cascalho até o final. Você pode optar por comer e beber no restaurante da montanha que fica no final da estrada ou trazer seu próprio lanche. Optamos por trazer nosso lanche e fazer um pequeno piquenique ao longo do caminho, onde você encontrará bancos ao lado da estrada, para curtir a natureza. O Schwussnerhütte serve comida e bebida, se você não levar nada. Existem sinalizações no estacionamento e no portão com os horários de funcionamento.
Trilha de aprendizado
Você também pode pegar uma rota um pouco mais longa e sair da estrada de cascalho indo na Naturlehrweg Seebachtal (trilha de aprendizado na natureza). Ele segue uma trilha marcada no outro lado do rio (lado sul), que é um terreno um pouco mais rústico, mas não difícil de andar. Ao longo da trilha há placas com informações explicando a natureza ao seu redor. Por exemplo, para ir até o restaurante pegue a trilha de cascalhos, “a preferencial”, e para voltar siga pelo outro caminho mais rústico até o estacionamento, você verá que as paisagens são maravilhosas em ambos os caminhos.
Para cima e para as montanhas
Embora a estrada de cascalho termine logo depois do restaurante na Schwussnerhütte, também existem opções para aqueles que querem continuar e subir nas montanhas. Para aqueles que procuram uma longa viagem até as altas montanhas, uma trilha leva a Hannoverhaus, que fica a 2566 metros acima do nível do mar. Esta é uma viagem para os caminhantes avançados e tem uma inclinação de quase 1000 metros nos primeiros 2,7 quilômetros. Há uma maneira mais fácil de ser ir até Hannoverhaus, com o teleférico Angelkogelbahn, que leva você até lá em dois estágios. A estação do teleférico fica no início de Seebachtal, ao lado do estacionamento.
A vila de Mallnitz
A pequena e encantadora vila com cerca de 450 habitantes está localizada a poucos quilômetros antes de se chegar a Seebachtal e também merece uma parada. Aqui você encontrará muitas acomodações diferentes, restaurantes, lojas e bancos. Mallnitz também é um ponto de partida popular para aqueles que procuram caminhadas mais longas e difíceis, e rumo aos picos das montanhas, como Ankogel (3252m) e Säuleck (3086m). O teleférico Angelkogelbahn fica a poucos quilômetros de Mallnitz e levará vocês a excelentes lugares para a prática de esqui.
Para mais informações, consulte o site da Mallnitz Tourismo