A região de férias de Salzkammergut é quase uma Áustria em miniatura, aqui você encontrará o melhor que o país tem para oferecer; lagos, montanhas, cidades históricas e paisagens culturais, onde as pessoas mantêm vivas antigas tradições.
Os contrastes na região de Salzkammergut são grandes. Não só porque a paisagem se alterna entre enormes cadeias de montanhas, geleiras, vales exuberantes e uma infinidade de lagos. Mas também porque a região oferece uma rica paisagem cultural caracterizada por mais de 5.000 anos de atividade humana. O local de férias de Salzkammergut abrange 58 municípios em três estados (Salzburgo, Alta Áustria e Estíria). A região difere mais de outras partes da Áustria por seus 76 lagos grandes e pequenos.
Os lagos
Os 4 maiores lagos Attersee, Traunsee, Mondsee e Wolfgangsee têm suas peculiaridades, que eles herdaram da natureza ou das pessoas que vivem às margens deles. O lago mais famoso, Hallstätter See, ganhou principalmente seu status de celebridade devido a pitoresca vila de Hallstatt, que é patrimônio mundial da UNESCO. Ainda assim, o Hallstätter See é uma joia azul escura que também deve ser apreciada tanto na água quanto em algumas das plataformas de observação ao redor do lago. Entretanto, um dos meus favoritos nesta paisagem lacustre é o lago Almsee. O pequeno lago é um pouco isolado e prensado entre as altas montanhas de Almtal. Ao contrário dos lagos maiores, mais famosos e movimentados, Almsee tem menos turistas e condições muito mais calmas. Altaussse e Grundlsee, na Estíria, são dois lindos lagos alpinos que são perfeitos para caminhadas e natação no verão.
Cenário alpino pitoresco
A maior parte da região Salzkammergut está localizada nos Alpes e os picos mais altos podem ser encontrados onde SalzburgerLand, Alta Áustria e Estíria se encontram – no maciço de Dachstein. Você tem uma vista espetacular da paisagem alpina por toda área que rodeia o maciço. As melhores vistas de 360 ° podem ser encontradas a 1783 metros de altura na montanha de Schafberg. Do pico de Schafberg, você pode ver não apenas Mondsee, Attersee e Wolfgangsee, mas também outros 10 dos inúmeros lagos de Salzkammergut. Para quem não se sente confortável com alturas, há a montanha Zwölferhorn, a 1521 metros, acessível por teleférico. Se você aprecia fazer caminhadas pelas montanhas, este é um bom ponto de partida. Todo o Salzkammergut é inundado com trilhas e caminhos de escalada de todos os níveis de dificuldade.
Cidades e vilas históricas
A maioria das cidades e vilarejos em Salzkammergut iniciaram sua história há muito tempo. Infelizmente não temos espaço para todos neste site, mas iremos destacar alguns deles. A vila de St. Wolfgang, no sopé do Schafberg e nas margens do Wolfgangsee, ganhou um lugar de destaque na história quando a primeira igreja foi construída em 1183 dC. Desde então, os peregrinos fazem sua peregrinação a St. Wolfgang. O turismo foi ganhando força seguramente quando um navio a vapor começou a trafegar no Wolfgangsee, e mais ainda quando o trenzinho Schafbergbahn(que leva até o topo da montanha) foi construído em 1872-1873. A vila de Bad Ischl é hoje mais conhecida como a Estância da Saúde e foi local de caça do imperador Franz Josef. Foi de sua residência em Bad Ischl que o imperador declarou guerra contra a Sérvia, em 1914, o que é visto até hoje como o início da Primeira Guerra Mundial.
A paisagem cultural
Nas montanhas acima de Hallstatt, os humanos começaram a deixar sua marca na paisagem através da extração de sal (daí o nome Salzkammergut), mesmo antes da Idade do Ferro. Achados arqueológicos de 5000 aC. mostram que há atividade humana na área há mais de 7.000 anos. Toda a região também está repleta de vilas pitorescas, mas vibrantes, cercadas por áreas agrícolas e pequenas cidades que conservam muito da sua arquitetura original que remonta à Idade Média.