Logo que visualizamos a pequena cidade histórica de Murau ao longe, as margens do rio Mur, temos a certeza que ela merece uma visita mais detalhada. Ela esta maravilhosamente localizada na região de Murtal, no noroeste da Estíria.
Se você está a caminho do noroeste da Estíria, pela B97, você definitivamente deve pegar a saída e seguir em direção ao antigo centro histórico da pequena cidade com pouco mais de 3.400 habitantes. Murau está lindamente situado em um vale que se estende na direção leste-oeste, através do norte da Estíria. Rodeado por uma típica paisagem alpina, no lado sul da principal cordilheira alpina.
A bela cidade tem aquele ar medieval, com suas ruas estreitas, um castelo e seu centro histórico. Além disto, passear pela região ao redor da cidade é uma atração a parte. Repleta de opções tanto no verão quando no inverno, prepare-se para grandes aventuras na natureza.
A cidade de Murau remonta da época de 1250, quando foi mencionada pela primeira vez em documentos, mas existem relatos que a área já era habitada desde a época do Bronze pelos romanos. A nobre família Liechtenstein dominou a região entre os séculos 13 e 15. Em 1574, Anna Neumann comprou o castelo estrategicamente situado no alto da cidade. Em 1617, Anna casou com o conde imperial Georg Ludwig von Schwarzenberg. Desde esta época o castelo de Murau pertence a mesma família Schwarzenberg.
O centro histórico
A rua Mariensäule rodeia a praça central Schillerplatz e é um ponto de partida perfeito para explorar Murau. O centro histórico não consiste apenas nas casas ao redor da praça, mas também se estende ao longo de uma faixa estreita, entre o rio e a colina Schlossberg com o castelo(Schloss) de Murau. A parte histórica continua pela rua Lichtensteinstrasse, (do canto sudoeste da praça) que logo se torna a rua Anna-Neumann-Strasse, que termina na antiga cervejaria. Os edifícios históricos da cidade são talvez tão interessantes vistos tanto por trás, ou seja, pelo lado do rio, quanto pela frente.
Cerveja e Madeira
Atualmente a cidade de Murau é conhecida pela cerveja e pela madeira. Ela é responsável por fornecer madeira para toda a Áustria sendo conhecida como a “capital madeireira”. A famosa cervejaria “Brauerei der Sinne” (A cervejaria dos sentidos) produz cerveja desde 1495. Sua história de fabricação foi passada de geração em geração, e aperfeiçoada por seus descendentes. Faça uma visita guiada e seja invadido por sensações (visão, audição, paladar, olfato e tato) de como é a produção. No final da visita, nada melhor de que experimentar em uma degustação. Ingressos (horários/valores), consulte MurauerBier.
O passeio do rio em Murau
É primordial que você também faça uma caminhada pelas ruas ao longo rio, este passeio marítimo se estende desde o grande estacionamento na rua Tierrangerstrasse até a antiga cervejaria (aqui você encontrará um beco até a rua Anna-Neumann-Strasse). Você também pode fazer um pequeno passeio atravessando a ponte de pedra Bahnhofbrücke, que passa sobre o rio Mur e conecta a cidade velha com o lado sul da cidade. Aliás, a ponte pitoresca não é da Idade Média, mas foi construída em 1897. Então você caminhará na direção da estação de trem e entrará no prédio de vidro (Bezirkshauptmannschaft Murau), e atravessará o rio novamente na ponte predecessora Mursteg. De lá você irá, via a rua Murfeld, até a ponte na Grazer Strasse, onde você desce e continuará o seu passeio ao longo do rio.
O castelo (Schloss) Obermurau
Schloss Obermurau, que fica no topo de uma colina, ao lado da cidade velha, não deve ser esquecido. O primeiro castelo foi construído em 1232, mas destruído em uma guerra na década de 1270. O castelo renascentista que você vê hoje data de 1628-1643. O castelo é de propriedade privada e habitado pela família principesca Schwarzenberg. É possível conhecer o interior do castelo em passeios que começam as 14hrs, todas as quartas e sextas-feiras (de 1 de junho a 30 de setembro).
Passeios a pé para toda a família
A montanha Frauenalpe está localizada nas “Alpes Murauer”, no lado sul diretamente acima da pequena cidade histórica de Murau. Aqui você encontrará uma variedade de caminhadas que são adequadas para todos. Você pode percorrer de carro os 9 km até o início da rota Murauerhütte a 1.583 metros acima do nível do mar, e então comece a caminhada a partir daí. Por exemplo, há uma caminhada agradável e fácil de um total de 6,3 km até o topo da montanha Frauenalpe, a 1997 m acima do nível do mar, que leva cerca de 3hrs á 3,5hrs. Lá de cima, você também pode relaxar com boa comida e bebida na cabana Berhand-Fest-hütte. Após você ultrapassar a linha das árvores, a cerca de 1.800 m, você obterá uma visão fenomenal da paisagem alpina ao seu redor.
Trem a vapor no Murtalbahn
No verão, os trens a vapor circulam nas linhas de bitola estreita entre Murau e Tamsweg (Lungau, Salzburgerland). O trem serpenteia 38 km vale acima ao longo do rio Mur, com vistas tanto para a natureza quanto para a paisagem cultural. Na vila de Tamsweg, você também pode fazer baldeação para os trens do museu de , que vão até o terminal da linha na vila de Mauterndorf.