Salzburgo é uma das cidades mais elegantes da Áustria. Se você escolher a época certa do ano, você apreciará magníficas paisagens históricas, provará delícias culinárias e desfrutará de vários eventos culturais.
Com os picos brancos dos Alpes ao sul e o verde e ondulado campo da Baviera, ao norte, Salzburgo tem um dos melhores cenários do mundo. Combine isso com a paisagem urbana barroca que domina o centro histórico, e você tem uma obra-prima urbana.
Cidade barroca
Salzburgo, apesar de sua longa história é antes de tudo uma cidade barroca. A maior parte da arquitetura, fontes e parques visíveis hoje foram construídos nos séculos XVII e XVIII. As ruas estreitas da cidade velha são a principal atração. A maioria dos visitantes vai direto para a popular Rua Getreidegasse (rua principal onde estão a maioria das lojas) no centro histórico da cidade, e você também deveria ir. Normalmente a rua comercial está cheia de turistas, então seja mais um e aproveite tudo o que ela pode oferecer. Mas se você realmente tem fobia a lugares com muitas pessoas, algumas ruas laterais são menos lotadas e você pode caminhar com maior facilidade, mas acredite, não é a mesma coisa. No entanto, quando você terminar de explorar a cidade velha, ache algum tempo para se aventurar por todas as pontes que interligam a cidade velha com as outras partes de Salzburg. Não atravesse uma das pontes apenas para visitar o Palácio Mirabel, explore também as pequenas ruas nesta parte de Salzburgo. O número de turistas cai rapidamente assim que você se aventura fora do caminho mais conhecido. Além disso, não há como não apreciar as obras do ilustre compositor mais famoso da cidade de Salzburg, Amadeus Mozart. Você encontrará referencia dele em todas as partes, inclusive vários novos músicos tocando sua obra por toda a cidade – então aproveite.
Cidade da música e da cultura
Um número de 4000 eventos culturais ocorre durante o ano em Salzburgo. Tal abundância de eventos quase pode tirar o fôlego, mesmo do amante cultural mais declarado. Você pode participar de concertos, balés, exposições de arte, shows de marionetes, etc. No entanto, não é possível escrever sobre Salzburgo sem mencionar Wolfgang Amadeus Mozart. Para os interessados na música clássica, é claro, a cidade oferece um repertório muito maior, do que apenas Mozart. O Festival de Salzburgo é um festival de música anual de seis semanas de duração que acontece em meados de julho a agosto.
Mozart
O local de nascimento de Mozart na rua Getreidegasse, com a residência da família Mozart no terceiro andar, é uma das atrações turísticas mais populares da Áustria. Mesmo que você não seja um grande fã de música clássica, o Museu Mozart merece uma visita, apenas para dar uma olhada na vida de uma superestrela da Áustria do século XVII. O museu contém retratos de família, o violão que Mozart brincou quando criança, o violão dos concertos, dois de seus pianos e numerosas cartas, pertences pessoais e da música. Se você quiser saber mais sobre Mozart, há também a “Residência de Mozart” do outro lado do rio Salzach. A herança de Mozart é uma parte importante da história de Salzburgo, mas a cidade tem muito mais a oferecer. Visite também a fortaleza.
Fortaleza de Hohensalzburg
Não podemos nos esquecer de um dos locais mais importantes de Salzburgo, a fortaleza Hohensalzburg. Pegue o funicular da cidade velha e vá até a fortaleza. Visitas guiadas na fortaleza lhe dão uma pequena visão da vida durante a Idade Média. A vista lá do alto é fantástica! Não só da cidade de Salzburgo, mas também olhando para o norte você verá a Alemanha e para o sul a cordilheira dos Alpes Austríacos. Os grandes pátios são quase uma reminiscência das pequenas aldeias, especialmente nos dias em que os mercados estão organizados. Hohensalzburg vale, portanto, passar pelo menos algumas horas para explora-la como deve ser.
Na alta estação
O local de nascimento de Mozart, Salzburgo, é um dos destinos turísticos mais visitados da Áustria. Além disso, na alta temporada, o centro histórico (Altstadt) fica superlotado de grupos de turismo que chegam de ônibus e turistas individuais que vão apenas passar o dia. Os preços nesta época são altos, os serviços não tão perfeitos e com certeza você enfrentará filas para quase tudo. No entanto, a cidade de Mozart é um lugar encantador para visitar. Você só precisa escolher o momento certo.
Mercados de Natal em Salzburgo
Não é só Mozart que atrai uma grandes quantidades de turistas para Salzburgo. Em dezembro a principal atração de Salzburgo são os Mercados de Natal. Mercados de Natal são organizados na cidade desde o século XVI. O Salzburger Christkindlmarkt, que se localiza na Dom-e Residenzplatz, é o maior. Não apenas as mais de 100 barracas atraem os visitantes, mas também uma série de atividades como: canto, coral, comidas diversas, concertos, leituras de conto de fadas para crianças, as corridas Krampus (homens se vestem com fanstasias de “monstros” e correm pelo mercado assustando as pessoas) e muito mais. Um Mercado de Natal menor, mas não menos interessante, pode ser encontrado na Mirabellplatz, no Castelo Mirabell. Além disso, na fortaleza você encontra o Adventmarkt im Burghof, e um pouco fora da cidade o mercado Hellbrunner Adventzauber . Assim, apesar do frio, você terá diversão garantida na época pré-natal se você estiver visitando a cidade de Salzburg.