O Apfelstrudel é uma tradicional e famosa sobremesa austríaca. Nasceu em Viena, mas é muito popular também no sul da Alemanha. Composta por uma fina camada de massa (a massa filo) com recheio “tradicionalmente” de maçãs, uvas passas, canela, amêndoas e nozes. A regra de um bom apfelstrudel é que a massa deve ser esticada a ponto de ficar tão fina que seja possível ler a receita através da massa.
Depois de assado no forno, a tradição é comer ainda quente, servida com Chantilly, ou creme de baunilha conhecido na Áustria como: Kanarimilch
8
porções30
minutes20
minutesIngredientes
Ingredientes massa “Filó”
250gr de Farinha de Trigo;
2gr de Sal;
1 Ovo;
100ml de Água morna;
20ml (ou 1 colher de sopa rasa) de Óleo;
Quanto bastar de Farinha de trigo para polvilhar;
Quanto bastar de Manteiga sem sal para fechar a massa (+- 100 gramas);
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Ingredientes para o recheio
1 kg de Maçã Verde ou Fuji ou (4 maçãs grandes);
150gr de Uva-passa;
100gr de Nozes bem picadas;
50gr de Lâminas de Amêndoas
80gr de Açúcar;
2 colheres de chá de Canela em pó;
30ml de Rum ou o suficiente para cobrir as uvas passas;
100 gramas de farinha de rosca tostada na frigideira com 1 colher de sopa de açúcar;
Suco de 1 Limão.
Preparo
- Um dia antes junte as passas ao rum para hidratar.
- Massa Filo
- Peneire a farinha de trigo em uma vasilha. Junte o sal, o ovo, o óleo e a água morna. Mistura bem com os dedos (ela é um pouco pegajosa no início). Depois que tiver bem homogenia, para sovar a massa, “jogue” a massa 100 vezes na mesa ou na pedra de granito. (ela tem que ficar bem macia, se ainda não tiver, jogue mais umas 50 vezes). Faça uma bolinha, unte com um pouco de óleo ou enrole em um filme plástico (reserve). Ferva uma pouco de água e coloque em um recipiente. Pegue a massa, coloque em outro recipiente e coloque sobre o recipiente com a água quente. (a massa deve ficar descansando por 40 minutos desta maneira)
- Recheio de Maçã
- Corte cada maçã em 4 partes, retire o miolo, a casca e as sementes e fatie as maçãs em laminas. Com as maçãs já fatiadas, esprema o suco de um limão sobre elas e misture bem. Adicione o açúcar e a canela e misture novamente. Reserve e deixe descansar por 30 minutos. Antes de rechear o strudel escorra o recheio com uma peneira para retirar o excesso de líquido.
- Farinha de Rosca
- Coloque a farinha de rosca em uma frigideira junto com o açúcar. Mexendo sempre, deixe tostar um pouco (3-5 minutos mexendo e já esta pronto).
- Montagem
- Inicie a abertura da massa, com muito cuidado, com as mãos. As mãos deverão estar fechadas e a massa deve passar de uma mão para outra, abrindo cuidadosamente. Coloque a massa sobre uma toalha de mesa polvilhada com farinha. Termine de abrir a massa e deixe o mais fino possível. (o ponto certo é se você conseguir ver toda a tolha através da massa). Retire toda a borda grossa das laterais da massa. Depois que toda massa estiver aberta, derreta a manteiga e com o auxílio de um pincel espalhe a manteiga por toda a massa.
- O recheio deverá ser colocado desta maneira: coloque a farinha de rosca tostada e depois as maçãs escorridas, as uvas passas escorridas, as amêndoas e por último as nozes.
- Com o auxílio da toalha inicie o fechamento do strudel. Sempre com a toalha vá rolando até o final da massa. Feche as extremidades com as mãos para que o recheio não vaze quando for assar. Pincele todo o strudel com a manteiga derretida.
- Coloque em uma forma, forrada com papel manteiga, para assar por 20-25 minutos ou até dourar, em temperatura de 180ºC.
- Tire do forno e polvilhe com um pouco de açúcar de confeiteiro.
- Sirva quente com chantilly ou creme de baunilha.