A cidade de Innsbruck, que há muito tempo atrás, iniciou como um posto do exército romano, seguindo em frente como uma cidade aristocrática e já sediou duas Olimpíadas de Inverno, já percorreu um longo caminho e, provavelmente, pode ser intitulada como a capital dos Alpes.
Innsbruck, a capital do Tirol na Áustria, se espalha no vale Inn, se inicia onde o rio Inn faz uma curva para o norte, antes de continuar para o leste. No meio do estado mais alpino da Áustria, os 130.000 habitantes da cidade desfrutam de uma cidade próspera e de aventuras ao ar livre durante todo o ano.
Subestimada
Embora a cidade esteja bem no meio dos Alpes, às vezes não é considerada com um destino turístico. É claro que, chegando em Tirol no inverno, a maioria das pessoas se dirigem diretamente para as pistas de esqui. No entanto, definitivamente vale a pena uma visita a cidade. A principal atração, sem dúvida, é o centro histórico, que está bem preservado. Você poderia passar facilmente de 2 a 3 horas explorando o centro histórico, onde as principais atrações estão todas a uma curta distância a pé. Não importa a época do ano, passear pelo centro histórico é uma delícia.
Vista da cidade
Comece subindo a “Torre da Cidade”(Stadtturm) para você ter uma visão geral da cidade. A torre, construída em 1450 d.C., oferece belas vistas de Innsbruck e das montanhas ao redor. Você terá que subir as escadas, mas acredite, valerá a pena o esforço. Como a torre se situa à direita da praça do mercado antigo, você verá que as vistas de cima são diferentes de alguns dos ponto turísticos famosos de Innsbruck. Como por exemplo o famoso Golden Roof, onde a aparência brilhante vem das ardósias de cobre. Tanto a varanda como o seu telhado foram construídos para marcar o casamento do imperador Maximiliano II e Bianca Maria Sforza em 1500 d.C. O casal usou a varanda coberta para assistir tanto festivais como para assistir corridas de cavalos.
Retiros verdes
O centro histórico é muito popular entre os turistas de todo o mundo, e especialmente no verão, pode ficar muito lotado. Assim, se você quiser se afastar dos tumultos, há várias oportunidades. A poucos passos das ruas mais movimentadas da cidade histórica encontramos um pequeno parque para relaxar ao lado da Igreja dos Jesuítas. Se você gosta de passear em parques, você também pode ir para o Ambras Castle Park, que tem um parque muito agradável. Especialmente nos dias quentes de verão, as grandes árvores oferecem retiros sombreados e muito espaço para as crianças brincarem. Alem disto as crianças provavelmente vão querer aproveitar o zoológico alpino ao invés de apenas visitar algumas casas antigas e “chatas”. O zoológico abriga uma variedade de animais encontrados na Áustria e nos Alpes.
País das maravilhas da neve
No inverno, no estado de Tirol e a cidade de Innsbruck, tudo gira em torno de esquis e outras atividades na neve. Innsbruck sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1964 e 1976 e as pistas são acessíveis por teleférico e situam-se na periferia da cidade. Existem várias estâncias de esqui muito perto de Innsbruck. Nordkette – a cordilheira ao norte da cidade pode ser alcançada de carro a partir dos arredores de Innsbruck. A cordilheira Nordkette faz parte do maior parque natural da Áustria, o Parque Natural Karwendel.
Caminhadas no céu
No verão, Innsbruck é um excelente lugar para se hospedar se você esta interessado em fazer caminhadas nas montanhas que rodeiam a cidade. Alguns dos teleféricos também funcionam no verão, proporcionando fácil acesso às cadeias de montanhas ao norte e ao sul da cidade. Bem no limite da cidade, você tem o Teleférico Patscherkofel, que o leva até 2000 metros acima do nível do mar, onde você tem inúmeras trilhas. A vista é simplesmente maravilhosa. O Alpengarten Patscherkofel não fica longe da estação de teleférico, e é administrada pela Universidade de Innsbruck.
Sem Botas
Innsbruck é mais do que apenas um centro de atividades ao ar livre. Tire suas botas de caminhada ou de esqui e vá para o centro da cidade. A cidade é de um tamanho razoável e por este motivo tem uma grande variedade de restaurantes e atividades culturais e comerciais, atendendo a todos os gostos e bolsos. O centro histórico da cidade de Innsbruck é um local muito animado. Embora a maioria das lojas tradicionais tenha sido transferida para um dos shoppings, há muitas possibilidades de compras no centro da cidade. Assim, se for um dia chuvoso ou no final da tarde, a cidade também manterá você ocupado com atividades internas.