A região de Vulkanland (Terra Vulcânica), no estado da Estíria, no sudeste da Áustria é uma joia escondida. Não só por causa de sua beleza natural, mas também como um paraíso para os apreciadores de vinho e amantes da gastronomia.
Apesar de seu nome de fogo, a Vulkanland na Estíria (Steiriches Vulkanland) não consiste em uma área com vulcões expelindo lava ou uma terra queimada e enegrecida. Pelo contrário, a região consiste principalmente de uma paisagem verdejante de colinas. Os picos das montanhas são geralmente cobertos por florestas e os vales são dominados por terras agrícolas, vinhas e salpicadas de aldeias.
Aproveitando tudo, bem devagarinho
Claro, a região era um ponto de acesso á vulcões – 17 milhões de anos atrás. Desde então, a natureza fez o seu trabalho e criou uma maravilhosa paisagem verde. Além disso, esta é uma região de férias verdadeiramente agradável, onde você encontrará muitas oportunidades para caminhadas, ciclismo ou atividades mais suaves. Já temos viajado bastante por toda a região á alguns anos, e temos experimentado um pouco de tudo, desde museus, trilhas para pedestres, ciclovias, apreciar a natureza exuberante, descobrir vistas fantásticas e, claro, saborear as delícias culinárias que é a grande descoberta região desta agora. Visitar a Vulkanland na Estíria tem tudo a ver com apreciar a vida devagar e aproveitar a vida, cada minuto.
O Coração Verde da Áustria
O clima ameno, muitas vezes influenciado pelo Mediterrâneo e não pelo Atlântico, torna-o perfeito para o cultivo de muitos tipos de frutas e vegetais. O estado da Estíria é conhecido como o «Coração Verde da Áustria» e esta região faz jus à promessa. A produção local de: maçãs, cerejas e morangos, ficam imediatamente disponíveis em lojas e supermercados, logo que eles amadurem na época da colheita. Não se esqueça de pegar uma garrafa ou três de Kurbiskernöl (óleo verde de semente de abóbora). O óleo verde de cozinha pode ser usado em tudo, desde sorvetes a sopas e saladas. Os restaurantes locais são grandes promotores de produtos da região e costumam servir pequenas refeições para os viajantes baseadas na culinária local.
Caminhadas e Ciclismo
Embora a região ofereça uma enorme variedade de atividades, o turismo em Vulkanland ainda é pouco significativo em comparação, como por exemplo, a região do Tirol ou de Salzburgo. Apesar da falta de picos alpinos e teleféricos, a região oferece uma infinidade de atividades de lazer, especialmente para os amantes de caminhada e do ciclismo. A região, repleta de rotas de passeio e de bicicleta, leva você por vinhedos, fazendas e bosques. Muitas das rotas, muito bem sinalizadas, têm pontos especiais para apreciar a vista, como aldeias nas colinas, capelas e torres de observação que oferecem vistas espetaculares da região.
Suave e Espetacular
À primeira vista, a natureza não é tão espetacular como os altos Alpes em Tirol. No entanto, não se engane, pois a paisagem não é nada tediosa. A área de Vulkanland vai exigir também que você faça subidas e descidas íngremes e sinuosas. Outra grande característica da região são as curtas distâncias. Você poderá facilmente ficar em um lugar e explorar a região a pé, de bicicleta ou de carro sem perder muito em transporte.
Nós recomendamos
Não podemos listar absolutamente todos os lugares que você deve ver. No entanto, aqui estão nossos favoritos e deixamos para você encontrar o seu.
Straden
Uma vila pequena, em uma colina visível de longe devido a suas três torres de igreja. Tem uma pequena praça linda onde você pode desfrutar de um saboroso almoço ou uma deliciosa confeitaria Austríaca.
St. Anna am Aigen
Uma Aldeia de apenas uma rua no topo de uma colina estreita cercada por vilhedos. O Vinothek é uma visita obrigatória para provar vinhos locais.
St. Peter am Ottersbach
Se você subir a torre de 25 metros de altura desfrutará de fantásticas vistas da região de Vulkanland na Estíria, e poderá ver até mesmo uma parte da Eslovênia.
St. Stefan em Rosental
A vila é conhecida principalmente por seu fantástico Rosegarden (parque). Ela também tem um parque aquático pequeno, mas divertido, com estacionamento para trailers nas proximidades.
Castelo de Riegersburg
O famoso castelo no topo do penhasco, também possuiu uma vila idílica logo abaixo. Após você ter feito uma visita fantástica ao castelo e apreciado a vista de lá de cima, desça até a vila e confira os restaurantes locais. Em um dia de verão quente você pode até aproveitar a nadar em um lago que fica bem perto da vila.
Klöchberg
Os vinhedos da encosta de Klöchberg, a poucos quilômetros a oeste da fronteira Eslovênia, produzem vinhos de alta qualidade, como o Traiminer. Se hospede em pequenas casas dos moradores locais com vistas esplêndidas, passeie pelas vinhas ou simplesmente faça um piquenique.
Rio Mur
O rio Mur, que forma a fronteira entre a Áustria e a Eslovênia, tem algumas trilhas para os amantes de caminhadas, e você encontrará vários bancos ao longo do caminho para um descanso ou um piquenique. Em um dia quente de verão, caminhe ou ande de bicicleta ao longo do rio e desfrute de um delicioso prato de peixe em um restaurante à beira do rio.
Finalmente, não é um lugar, mas uma viagem de trem que recomendamos.
The Jungle Express
Um trem local que percorre lentamente os 22 quilômetros entre a cidade de Feldbach e Bad Gleichenberg. A viagem lhe proporcionará grande vistas da paisagem na região de Vulkanland, Estíria. Você pode entrar e sair do trem a qualquer momento e aproveitar e fazer uma das muitas trilhas que ficam ao lado da ferrovia.