No extremo sudeste da Áustria, na fronteira com a Eslovênia, você encontra a pequena cidade fortificada histórica de Bad Radkersburg. Nós gostamos muito de explorar o encantador centro histórico.
A maioria das pessoas que visita Bad Radkersburg provavelmente vão para desfrutar do SPA, que se localiza fora do centro histórico. No entanto, durante várias visitas, subimos e descemos a maioria das ruas e becos e nos familiarizamos com a idílica cidade de Bad Radkersburg. Dentro das antigas muralhas da fortaleza, que são parcialmente bem visíveis, você encontrará um centro histórico da cidade relativamente bem preservado.
Explorando a cidade velha
Bad Radkersburg é perfeito para uma exploração lenta. Entretanto, com 2 ou 3 horas você terá visto os pontos turísticos mais importantes sem estresse. Naturalmente, você é atraído pela praça principal no meio da cidade, que é o ponto focal da vida na cidade. Existem vários cafés espalhados pela praça, algumas lojas e vários pontos de referência ao redor. A Hauptplatz, sua praça principal, também abriga regularmente mercados de agricultores e artesanato. No entanto, primeiramente eu sugiro que você explore a cidade e depois volte e relaxe em algum café ou restaurante para comer ou beber algo.
Olhos para todas as direções
Saindo do extremo oeste da praça principal, vire à esquerda ou à direita no caminho, chamado Rua Langgasse (rua comprida), você tem muitos pontos turísticos. Os edifícios são na sua maioria ainda do final da era gótica e renascentista. Ambos os lados da rua estão alinhados com casas de dois e três andares. Uma dica importante ao explorar Bad Radkersburg é procurar por detalhes. Muitas das características interessantes das fachadas estão no 1º ou no 2º andar. Um dos edifícios mais distintos abriga o Gasthof zum Türkenloch (taberna turca). Destaca-se a casa pintada de cinza, com decorações em branco e azul. Entre na Rua Murgasse para continuar seu passeio turístico.
Não é um museu
Bad Radkersburg não é um museu, mas as pessoas vivem e trabalham aqui. Dito isto, a rua Murgasse é principalmente residencial e está alinhada com casas cuidadosamente renovadas. No final da rua que vira a esquina, muda o nome para rua Theatergasse. Continue seu passeio pela rua Emmenstrasse, onde você também encontrará o museu local. O museu de história de Bad Radkersburgs está localizado em uma casa do século XVI e com artefatos a partir da era pré-histórica e do período romano. Continue o passeio pela rua Pfarrgasse e rua Decanthofgasse, passando pelo Dechanthof, uma antiga residência do bispo. Chegando de volta à praça principal, é hora de tomar um café, antes de explorarmos fora das muralhas.
Explorando os arredores
A pequena cidade termal é quase toda cercada por muralhas defensivas, mais bem observadas estando na rua Südsteirische Grenz Strasse, no sudeste da cidade, entre a ponte para a Eslovênia e a rotatória. Você pode dar uma volta pelo lado de fora e deixar a cidade velha pelo portão próximo à Igreja João Batista. A maior parte do espaço ao redor da muralha da cidade é de grama e é aberta ao público. No lado leste, há um grande parque de estacionamento público.
Cidade fronteiriça
Bad Radkersburg é uma cidade fronteiriça. A alguns passos, do outro lado da ponte, você está na Eslovênia. Essa fronteira existe há pouco mais de 100 anos. Atualmente esta parte do país, que hoje é a Eslovênia, anteriormente fazia parte do Principado da Estíria, sob a monarquia dos Habsburgo. A pequena cidade eslovena de Gornja Radgona (Oberradkersburg em alemão) do outro lado do rio Mur é em grande parte relativamente moderna. Schloss (Castelo) Oberradkersburg, que está estrategicamente situado em uma colina acima do rio, é a principal atração da cidade eslovena.
Castelo de Oberradkersburg
O deslumbrante castelo branco dos anos 1100 é de propriedade privada desde 1991. No entanto, o castelo é aberto a visitantes e há um pequeno museu e algumas salas onde você pode conhecer um pouco da história do castelo e da região. Você também pode beber algo quente ou frio no pequeno café que fica no pátio interno. Atravessando a ponte entre a Áustria e a Eslovênia, é só você caminhar direto pelas escadas que fica praticamente no final da ponte e você encontrará o castelo. Porem se você já teve sua parte da cultura e da história nesta viagem, fazer um passeio ao longo do rio é sempre um passatempo agradável.
Caminhadas e ciclismo
A paisagem plana ao longo do rio Mur é perfeita para caminhadas panorâmicas ou passeios familiares com bicicletas. Além disso, esta parte da Áustria possui muitas horas de sol e clima ameno. A exuberante paisagem do rio acima de Bad Radkersburg é protegida, mas aberta ao público. Há um caminho que corre mais ou menos ao longo das margens do rio, o que permite que você aprecie o rio e seus arredores. Especialmente nos dias quentes de verão, é uma ótima opção fazer um agradável passeio na floresta para escapar do calor. Porque pode ficar muito quente nesta parte da Áustria e passamos dias de verão com até 38°C. No entanto, também existem muitas outras alternativas para apreciar a natureza em Bad Radkersburg.
Parktherme Bad Radkersburg
É lógico que não dá para esquecer das fontes termais que abastecem os spas com água quente a 80 °C a 2000 metros de profundidade. Você poderá nadar nas piscinas termais pois a água termal é resfriada a confortáveis 34 a 36 °C para os hóspedes do spa. No lado oeste de Bad Radkersburg, há uma pequena “vila” de hotéis e spas, no meio de um grande parque às margens do rio Mur. Este não é apenas um grande parque recreativo, mas um importante centro médico. Na Áustria, muitas pessoas ficam no spa para reabilitação, pagas pelo seu seguro de saúde. No entanto, esses lugares também são abertos ao público, e muitos austríacos desfrutam de um fim de semana no spa. Aqui você também encontrará uma das melhores confeitarias da região, a Kurkonditorei Bad Radkersburg.
Para mais informações: Turismo em Bad Radkersburg