As colinas ao norte do Vale do Danúbio, o distrito alpino dos lagos Salzkammergut e muitas cidades históricas. A Alta Áustria é uma mistura emocionante de diversas paisagens, cidades e vilas encantadoras.
Uma variedade de atividades estão disponíveis; esqui cross country em Böhmerwald, andar de bicicleta ao longo do Danúbio, visitar o museu do dentista em Linz ou desfrutar da histórica cidade velha de Schärding. Estas são apenas algumas das inúmeras atrações disponíveis na Alta Áustria.
Vale do Danúbio
O poderoso rio divide o estado em dois, e dificilmente há outra parte do estado que mude sua aparência com mais frequência do que o vale do Danúbio. Trilhas de bicicleta e caminhadas seguem o rio da fronteira com a Alemanha, até a fronteira da Baixa Áustria. Ao longo do caminho você passa por Linz, o centro cultural da Áustria e capital do estado.
Salzkammeregut
A região de Salzkammergut atrai a maioria dos turistas que visitam a Alta Áustria, mas durante sua estadia de férias você também poderá encontrar várias opções, quase desconhecidas dos turistas, espalhadas pelo estado. Salzkammergut, com seus 76 lagos pequenos e grandes, é uma meca de férias e oferece inúmeras oportunidades para atividades – ou lugares tranquilos onde você pode simplesmente relaxar. Em Bad Ischl, uma pequena cidade histórica, você pode visitar a vila imperial do imperador Franz Joseph, que passou muito tempo aqui. Para os amantes de bolo, uma visita ao lendário Konditorei Zauner é obrigatória.
Mühlviertel
A região norte de Mühlviertel ocupa as colinas entre o Danúbio e a fronteira Tcheca. Embora predominantemente terras agrícolas, grandes partes ainda preservam a floresta nativa e você encontra fabulosas trilhas para caminhadas na região. Além disso, cidades históricas, vilas idílicas e castelos medievais são encontrados em toda a região, tornando-se um destino de férias interessante. Vale a pena visitar a histórica cidade de Freistadt, com as suas muralhas medievais intactas. A cidade, rodeada por uma paisagem de colinas e com uma mistura de floresta e paisagem cultural, é perfeita para caminhadas e cavalgadas.
Innviertel
Esta região faz fronteira com a Baviera alemã e é provavelmente a parte menos conhecida do estado. No entanto, também tem algumas preciosidades que merecem uma visita. Apesar de sua natureza menos dramática em comparação com o resto do estado, a região apresenta a maior área alagada da Áustria, a Ibmer Moor que é uma reserva natural e um santuário de pássaros europeu. A região de Innviertel tem também algumas cidades históricas encantadoras, como Braunau, Schärding e Ried, conhecidas por seus edifícios barrocos únicos.
Os Alpes
A Alta Áustria também tem uma pequena fatia do principal atrativo da Áustria, os Alpes. Muitos resorts de esqui manterão os amantes dos esportes de inverno bem ocupado durante a temporada, e quilômetros e quilômetros de trilhas para caminhadas o levarão por paisagens de tirar o fôlego no verão. No extremo sul do estado você encontra vilarejos pitorescos como Hallstatt e St. Wolfgang, além da cidade imperial de Bad Ischl.
Linz
A Capital do Estado é muitas vezes vista como uma cidade industrial desinteressante. Claro, nos arredores da cidade existem enormes complexos industriais. No entanto, a terceira maior cidade da Áustria tem um centro histórico muito agradável. Além disso, é conhecida como polo cultural da Áustria, depois de ter sido escolhida como a Capital Europeia da Cultura. A sua localização às margens do Danúbio faz com que seja uma importante paragem para cruzeiros fluviais.