Espetacular paisagem alpina, marmotas e comida gourmet. Que ótimas combinações a vila alpina de Lech em Vorarlberg oferece aos seus visitantes.
Lech é uma sofisticada e conhecida estância de esqui. Além disso, em contraste com o seu tamanho, tem uma abundância de bons restaurantes. No entanto, fomos no final do verão, com o objetivo principal de desfrutar algumas das caminhadas brilhantes que você encontrará na região.
Rüfikopf
Mesmo que o tempo não fosse realmente perfeito, estava bom o suficiente para uma caminhada pelas montanhas. Adequadamente vestidos para um dia cinza, equipados com uma mochila com água, um kit de primeiros socorros e roupas extras, nos dirigimos para a montanha Rüfikopf a 2350 metros com o teleférico Rüfikopf. Ir de teleférico até a montanha pode parecer um pouco preguiçoso, mas preferimos gastar o tempo nas altas montanhas em vez de caminhar pelas florestas. Além disso, é grátis se voce possuir o cartão Lech. No topo você tem uma variedade de opções para suas caminhadas. Caminhadas moderadas ou difíceis pela montanha, ou rotas moderadas a difíceis nos vales. No entanto, como o tempo estava um pouco instável, caminhamos em direção a Zürs, e voltamos cerca de duas horas depois, retornando a Rüfikopf por uma rota ligeiramente diferente.
Uma Porta Azul
Nós esperávamos ver paisagens espetaculares, mas tropeçamos com uma surpresa no nosso caminho – uma porta azul – ali mesmo, no meio da natureza. Claro, um objeto interestante para ser fotografado. Esta é uma das 9 portas colocadas em torno da vila de Lech de um projeto de arte (art-project). Elas são retiradas durante o inverno, mas aparecerão novamente no próximo verão. As nuvens e o sol brincaram conosco de esconde-esconde e nos proporcionaram uma fantástica vista da paisagem alpina. O tempo realmente não era propicio para um piquenique naquele dia, mas isso não significava que você tinha que morrer de fome em uma caminhada. Voltando à estação do teleférico em Rüfikopf e ao restaurante, não era difícil escolher um lanche da tarde. Kaiserschmarrn (panqueca do imperador) sempre foi a nossa comida de caminhada favorita. Na verdade, é quase impossível você não gostar do tradicional prato de doce austríaco, ele era um dos favoritos do imperador Franz Joseph.
Caminhantes felizes, vacas felizes
No dia seguinte, aproveitamos o serviço de ônibus gratuito oferecido aos detentores do cartão Lech, e subimos ao lago Formarin (Formarinsee), a 1.793 metros acima do nível do mar. O passeio de ônibus de 14 quilômetros (ônibus 7) de Lech leva você através de várias pequenas vilas ao longo do rio Lech, antes de terminar perto do lago Formarin. Tão logo você deixar as vilas para trás, você entrará no reino das vacas, que pastam no vale. Assim, você deve contar com alguns pequenos atrasos, pois elas também podem querer usar a estrada. Apesar de tudo, o sol que lutou bravamente para perfurar as nuvens novamente, nos mostrou um belo lago e seus arredores fizeram um lindo cenário para a nossa caminhada.
Lago Formarin
Você tem duas opções ao fazer a caminhada ao redor do lago Formarin. De e para a Freiberger Hütte ao longo da estrada de cascalho, ou a trilha ligeiramente mais curta, mas desafiadora (Gipfelanstieg Saladinaspitze), que leva você ao redor do lado leste do lago. O Freiburger Hütte não só é um bom lugar para parar, mas também oferece vistas deslumbrantes das montanhas, tanto ao norte da Rota Wand quanto a Klostertal, no sul. Para mais informações sobre a caminhada do lago Formarin, veja este mapa interativo (Lake Formarin Hike). E claro, esperando o ônibus de volta para Lech, tivemos a companhia, no ponto de ônibus, de um monte de vacas muito curiosas, mas muito amigáveis. Elas não eram os únicos animais que encontramos em nossas caminhadas em torno de Lech. Um grupo muito pequeno, mas as rápidas e espertas marmotas também fizerem o seu show.
Marmotas
Nós adoramos estas pequenas malandras, e sempre é divertido observá-las quando caminhamos. Muitas vezes você ouve a marmota alpina antes de vê-la. Até que você aprenda como elas soam, elas são facilmente confundidas com os pássaros. No entanto, às vezes, elas saem de seus buracos e começam a brincar umas com as outras, muitas vezes em distâncias de várias centenas de metro. Elas estão por toda parte. Nós vimos várias destas criaturas engraçadas quando caminhávamos em Rüfikopf, e novamente no ônibus para o Formarinsee. Em determinado momento, até o motorista do ônibus parou para que pudéssemos dar uma olhada, já que a marmota estava a 3-4 metros da estrada e estava aproveitando o seu lanche da tarde.
A Culinária em Lech
Não se deixe influenciar sobre a reputação exclusivista de Lech. Na temporada de verão Lech é um destino acessível como também á uma variedade de restaurantes acessíveis. Mesmo que alguns restaurantes fechem no verão, você ainda poderá experimentar um novo local a cada noite. Lech, que atravessa as margens de um rio com o mesmo nome, oferece agradáveis passeios noturnos. Há também alguns bons restaurantes em Oberlech e Stubenbach, acessíveis com o ônibus local.
Para mais informações: Lech-Zürs Tourismus
A flor Edelweiss
Nós já fizemos muitas caminhadas pela Áustria, mas esta é a primeira vez que encontramos a flor Edelweiss, e estava bem perto da estação do teleférico no cume da montanha. Embora não sejam raras, são difíceis de encontrar perto de lugares e trilhas bem exploradas. Assim, foi uma surpresa encontrá-la ao lado da estação de teleférico de Rüfikopf.