No meio do coração verde da Áustria – no estado da Estíria, a cidade de Graz abre suas asas pela planície ao pé dos Alpes. Graz está tendendo para o supermoderno, mas também irradia a atmosfera tradicional e discreta.
Embora Graz seja uma cidade relativamente grande, a maioria dos pontos turísticos e locais de interesse, para os turistas, estão localizados na cidade antiga ou a uma curta distância do centro da cidade. Se você estiver chegando de carro, basta colocá-lo em uma garagem, pois há muitas delas espalhadas pelo centro da cidade, e comece a fazer o seu passeio a pé. Para quem se desloca por transporte público, a cidade conta com uma excelente rede de transportes. Especialmente no centro da cidade, o bonde é uma boa opção.
A ilha de aço
Graz foi uma das capitais culturais da Europa em 2003. Isso lançou uma infinidade de projetos, não apenas para promover a cultura, mas também para mostrar a bela arquitetura da cidade. Como resultado, o rio Mur, que atravessa a cidade em direção ao sul, ganhou uma nova ilha; Murinsel. O arquiteto Vito Acconci, de Nova York, projetou uma ilha de aço de 47 metros de comprimento, em forma de caracol marinho gigante. Este não é o único edifício atraente que você encontrará no meio da Cidade Antiga. Kunsthaus Graz, em forma de bolha gigante de vidro e aço, tornou-se um ícone e marca registrada da cidade. O Kunsthaus Graz abriga um museu com arte contemporânea austríaca e internacional. No entanto, para quem prefere locais mais tradicionais ou históricos, Graz também tem muito a oferecer.
Armadura reluzente
Um museu de armas pode não ser algo que agrada a todos. No entanto, este museu é excepcional, e eu diria bastante fora do comum. Além de possuir uma das maiores coleções de armas do mundo, com mais de 32.000 itens, a maior parte da coleção de equipamentos militares remonta à Idade Média. Particularmente, a coleção de mais de 3.000 armaduras de cavaleiro leva você de volta à era dos cavaleiros da armadura reluzente. O Landeszeughaus (Arsenal do Estado) oferece um museu interessante para crianças grandes e pequenas.
A cidade renascentista
No coração da segunda maior cidade da Áustria, você também encontrará um centro histórico muito bem preservado, onde muitos dos edifícios datam da Idade Média. No entanto, é principalmente a arquitetura renascentista que caracteriza o centro histórico de Graz. Tomemos, por exemplo, o Landhaus (tradução é “casa de campo” mas hoje o prédio abriga o parlamento estadual), semelhante a um palácio veneziano, com seu magnífico arco de estilo renascentista voltado para o pátio. A cidade antiga é repleta de vielas e ruas estreitas e românticas, onde você encontra palácios de estilo italiano lado a lado com arquitetura típica da Áustria imperial. Muito pitorescos, mas muitas vezes esquecidos pelos transeuntes, são os belos pátios internos. Se você vir um portão aberto, entre e aprecie a visão desses segredos muito bem guardados. É fácil passar 3-4 dias explorando Graz. Comece com os pontos turísticos óbvios e, em seguida, encontre as joias escondidas mais sutis, mas igualmente interessantes.
A cidade sem castelo
Ao contrário, por exemplo, de Salzburgo, Graz não tem castelo ou fortaleza que mantenha suas asas protetoras sobre a cidade. É certo que aqui também havia um castelo, mas teve que ser demolido pela cidade como parte do acordo de paz com Napoleão, depois que a Áustria perdeu a guerra contra a França em 1809. Foi possível salvar a torre do sino da demolição e, eventualmente, um belo paisagismo foi adicionado na encosta com vista para a cidade. Hoje, o belo Schlossberg (uma colina com uma fortaleza no alto) é o melhor lugar para se ter uma vista da cidade. Existem quatro maneiras de subir e descer; 1) 260 degraus, 2) um elevador, 3) o Schlossbergbahn (um funicular) e, finalmente, você pode dirigir ou subir a rua Am Fusse des Schlossberg (na parte de trás do Schlossberg).
Ruas animadas de Graz
Quando estiver em Graz, não passe todo o seu tempo em museus, ao invés disto, simplesmente aproveite a vida nas ruas. A segunda maior cidade da Áustria é uma cidade movimentada, onde as ruas em dias comuns estão repletas de uma mistura colorida de turistas, empresários e moradores locais. Para fazer compras, você encontrará uma variedade de lojas de vários tipos, incluindo as ruas: Herrengasse, Sackstrasse, Murgasse, Sporgasse e Schmiedgasse. Para restaurantes, cafés e bares, por exemplo, vá para as ruas: Südtirolerplatz, Kosakengasse e Jakominiplatz, onde elas convergem. Se você quiser apenas relaxar e descontrair, recomendamos os paques: Volksgarten, Städtischer Augarten, Stadtpark e Schlossberg, que são belas áreas verdes bem cuidadas, onde você sempre pode encontrar um espaço calmo. Dirija-se ao supermercado Spar ou Billa mais próximo e, compre sua comida e faça um piquenique na hora do almoço no parque.
Jovem
A capital do estado da Estíria é também a segunda maior cidade da Áustria, com 280.000 habitantes. Embora a cidade tenha longas raízes históricas que marcaram a paisagem urbana, com a colina do castelo e a cidade antiga (que é patrimônio mundial da UNESCO), Graz é uma das cidades mais jovens da Áustria. A cidade possui um total de 6 universidades com um total de 45.000 alunos. Isso significa que a cidade tem uma ampla oferta de eventos e atividades voltadas para os jovens.
Para mais informações, consulte o website de Turismo de Graz