O castelo medieval Burg Hochosterwitz se destaca na paisagem, pois se localiza em um penhasco de calcário de 170 metros de altura e é uma experiencia divertida para jovens e idosos.
Já à distância, a formidável fortaleza medieval dá uma impressão poderosa. Mesmo depois de subir as últimas encostas da planície até o estacionamento, o penhasco e o castelo pairam bem acima de você. Para chegar ao castelo, você pode escolher entre subir a colina pelos 14 portões do castelo ou pegar o elevador diretamente na entrada. Eu fortemente recomendo usar a estrada de acesso pelo menos um caminho (ida ou volta). Se você subir, há muitas oportunidades para uma pausa e para apreciar as vistas que são de tirar o fôlego.
Nunca derrotado
Uma estrada de acesso ao castelo de 620 metros de comprimento foi construída como um desafio de defesa para dificultar ao máximo os atacantes. Suba a escarpada falésia calcária e passe pelas 14 portas fortificadas que foram construídas entre 1570 e 1582. Nenhum dos portões é igual ao outro, e todas foram construídos com diferentes tipos de mecanismos de defesa. Embora tenham sido muito danificados pelos ataques dos turcos, diz-se que nenhum atacante nunca chegou além do quarto portão. O castelo é rodeado por várias muralhas, separadas por pequenos platôs entre elas, até que no final chegasse a majestosa fortaleza. Além da parte interior do castelo e do museu, a capela também merece uma visita. Estando no castelo e por todo o seu redor você também poderá apreciar a vista espetacular de toda a região.
Auto-suficiente
Na Idade Média, Burg Hochosterwitz serviu não apenas como forte, mas também como refúgio para os habitantes locais. A engenhosa construção e sua localização tornaram o castelo quase impenetrável. Os moradores de Hochosterwitz também eram em sua maioria auto-suficiente. Possuíam oficina própria de carpintaria, moinho, ferreiro, padaria, prensa e produziam vinho, verduras e frutas. O museu oferece diferentes atividades, incluindo uma forja onde ainda se pratica o artesanato medieval, e fornece uma visão interessante da vida durante a Idade Média. Além disso, o museu exibe principalmente armas, armaduras e uniformes. No entanto, há também muitos outros objetos pessoais e tesouros familiares da ocupação de 500 anos pela família Khevenhüller.
Ainda de propriedade e administração familiar
Burg Hochosterwitz é propriedade da antiga família nobre da Caríntia Khevenhüller desde 1571. A família Khevenhüller esteve envolvida na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) no lado sueco e possuía, entre outras coisas, uma propriedade no centro da Suécia até os anos 1900. Hoje a família ainda é proprietária e opera o castelo. Nenhuma grande reconstrução do castelo ocorreu após o século XVII e todo o castelo parece estar muito bem preservado. Além disso, o pátio do castelo abriga um restaurante com uma grande área de jantar ao ar livre. O castelo está aberto entre abril e novembro, e para um fim de semana em dezembro com seu mercado de Natal. Além do museu, você pode explorar partes do castelo por conta própria. Durante o ano também acontecem vários eventos, como festivais de cavaleiros.
Para mais informações, consulte o site do castelo.