No meio dos Alpes tiroleses, você encontra um fabuloso castelo tirado de um conto de fadas. Entre no Castelo de Tratzberg e entre na era Renascentista.
O Castelo de Tratzberg, com sua localização perfeita em uma colina íngreme, tem vista para o Vale do Inn desde o século 13 e esta a menos de um quilômetro do rio Inn. Após a independência da região de Tirol do Ducado da Baviera no século 12, os nobres locais precisavam de fortalezas para defender sua liberdade recém-adquirida. Assim, uma fortaleza foi construída em um local estratégico. As paredes brancas do castelo se destacam com firmeza da exuberante floresta verde ao redor. Empoleirado na encosta, a 100 metros acima do nível do vale, o castelo exigia respeito quando foi construído. O simples estilo da parte exterior do castelo não coincide, no entanto, com o magnífico interior do palácio.
Do castelo ao palácio
Schloss em alemão significa palácio, que neste caso é uma descrição mais que perfeita para esta edificação. Embora não tenhamos visto nenhuma em nosso passeio pelo palácio, tenho certeza de que há algumas masmorras escuras escondidas em algum lugar. Nós só vimos as imponentes habitações dos nobres. Contudo, com certeza, o lado mais sombrio da sociedade medieval existia e agora esta esquecido. Porque, o que você vê no castelo de Tratzberg agora nos da uma ideia, ainda que pequena, de como era a vida da alta sociedade na Áustria na família dos Habsburgos. Afinal, o Castelo Tratzberg era o chalé de caça do Imperador Maximiliano. Como muitas vezes aconteceu, a fortaleza naquela época foi destruída pelo fogo lá pelos anos 1490. Entretanto a construção resistiu e a antiga fortaleza foi reconstruída e ricamente decorada em um palácio.
Passeio pelo palácio
O Schloss Tratzberg que você vê hoje é originário de 1553, quando a antiga fortaleza e a cabana de caça foram reconstruídas em um grande palácio – dentro das muralhas de um castelo. Quando você entra pelos portões do palácio você é remetido a era renascentista. A maior parte do interior, móveis e outros itens são do final da Idade Média ao Renascimento. Os grandes salões, como o Hunting Hall e o Habsburg Hall, exibem a grandeza arquitetônica que era necessária naqueles dias para impressionar seus pares. Os móveis dos quartos, por exemplo, exibem objetos práticos e úteis para aquela época. A última parada da visita guiada levará você ao arsenal, que tem uma vasta coleção de armas históricas, armaduras corporais e sim – instrumentos de tortura. Finalmente, quando você terminar o passeio, fique para trás e aproveite o esplêndido pátio com uma vista incrível.
Outras atrações
O Castelo de Tratzberg é mais do que apenas um museu. O castelo, de propriedade privada, organiza uma série de diferentes eventos, como casamentos, exposição de vinho ou seminários. Além disso, para fazer a experiência mais real para as crianças, há passeios separados e as exposições têm características especiais para que eles vivenciem como era a vida naquele período de nossa história.
Confira estes links: