Este bolo discreto, mas elegante, não se destaca muito quando comparado a todas as outras delícias coloridas da pastelaria austríaca. No entanto, o bolo Sachertorte é uma parte importante da alma culinária austríaca.
Para quem ainda não teve o prazer de comer uma Sachertorte, este é um bolo de chocolate poderoso mas delicado. Tem uma camada de geléia de damasco no meio ou abaixo da cobertura. Esta cobertura deve ser preparada com chocolate meio amargo nobre . A massa de chocolate deve ser densa e ter um sabor forte de chocolate e pode ser consumido puro ou com chantilly
Inventado por um aprendiz
O bolo de chocolate não foi inventado em Viena, mas a lendária SacherTorte sim. Assado pela primeira vez em 1832, pelo inventivo aprendiz de padeiro Franz Sacher, de 16 anos, o bolo impressionou sobretudo pelo seu sabor e design. Após muitos anos o filho de Franz, Eduard Sacher, transformou aquele bolo de chocolate no mais famoso de todos os bolos de chocolate da Áustria, a SacherTorte. No final do século XIX, Eduard Sacher tornou a SacherTorte um nome familiar em quase todos os lugares, lançando o que pode ser descrito como uma história de sucesso sem precedentes. A receita original é obviamente um segredo bem guardado, pelo Hotel Sacher em Viena. Mas obtivemos esta receita no site de turismo austríaco.
10
servings40
minutes1
hourIngredientes
MASSA
7 gemas
150gr de manteiga amolecida (ponto pomada)
125gr de açúcar de confeiteiro
200gr de chocolate meio amargo
10gr de açúcar baunilha
7 claras de ovo
125gr de açúcar cristal
Uma pitada de sal
150gr de farinha de trigo
Unte com manteiga e enfarinhe a forma
Rum (opcional)
150-200gr de geleia de damasco
COBERTURA
200gr de chocolate meio amargo
250g de açúcar
150 – 170 ml de água
Chantilly para decoração
Preparo
- Derreta o chocolate lentamente (de preferência em banho-maria). Enquanto isso, na batedeira, misture a manteiga com o açúcar de confeiteiro e o açúcar baunilha até formar um creme. Aos poucos, misture as gemas.
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Unte uma forma de bolo com manteiga e polvilhe com farinha.
- Bata as claras em neve com uma pitada de sal, acrescente o açúcar cristal e bata até ficarem firmes.
- Delicadamente, com um fouet, misture o chocolate derretido à mistura com as gemas e envolva a clara batida alternadamente com a farinha.
- Coloque a massa na forma e leve ao forno por aprox. 1 hora ou até que fazendo o teste do palito ele saia limpo.
- Retire o bolo quando terminar de assar e deixe esfriar (para obter uma superfície plana, vire o bolo sobre uma superfície de trabalho imediatamente após o cozimento e vire a base novamente após 25 minutos).
- Se a geléia de damasco estiver muito firme, aqueça-a rapidamente e mexa até ficar homogênea, e tempere com uma dose de rum (se desejar).
- Corte o bolo ao meio transversalmente. Cubra o fundo com geleia de damasco, coloque a outra metade por cima e aplique uma fina camada de geleia de damasco na parte superior e nas bordas.
- Para a cobertura, quebre o chocolate em pedaços pequenos. Aqueça água e açúcar por alguns minutos para fazer uma calda de açúcar. Despeje em uma tigela e deixe esfriar um pouco antes de adicionar o chocolate (se a cobertura estiver muito quente o bolo ficará com aspecto fosco, mas se a cobertura estiver muito fria ficará muito viscosa e difícil de alisar). Adicione o chocolate, que deve dissolver-se completamente na calda de açúcar. Despeje rapidamente a cobertura sobre o bolo, ou seja, em uma única ação, e espalhe imediatamente a cobertura sobre o bolo. Alise com uma espátula ou faca de lâmina larga. Em seguida, deixe o bolo em temperatura ambiente até que a cobertura endureça
- Servido com chantilly.
- Preferencialmente não guarde o Sachertorten na geladeira, pois ele começará a “transpirar”.