A pequena cidade histórica de Rust tem uma bela localização as margens oeste do Lago Neusiedl, no norte de Burgenland, e não é muito longe da fronteira com a Hungria.
Visitamos a pequena cidade em um “dia quente de verão”, em meados de setembro, e desfrutamos de belas caminhadas, boa comida e um passeio de barco no Lago Neusiedl. O centro histórico de Rust oferece muitos edifícios históricos bem preservados e ainda é parcialmente cercado por uma muralha medieval. Rust está agora na lista dos locais de Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
Histórico de Rust
Embora exista registros de pessoas vivendo nesta área desde os períodos celta e romano, Rust foi colocada no mapa quando um fosso e uma muralha da cidade foram construídos em 1512. Infelizmente, isso não ajudou muito, pois os turcos (otomanos) tomaram a cidade em 1529 e 1532. O muro circular, que você pode ver parcialmente hoje, data de 1614. A paisagem urbana atual é caracterizada pelas inúmeras casas construídas entre os séculos XVI e XIX, com fachadas renascentistas, barrocas ou históricas bem preservadas, que incluem: belas molduras nas janelas e portais, janelas salientes, brasões e decorações em estuque.
Igreja do Pescador
Se formos destacar um dos edifícios históricos de Rust em particular, ele deve ser a Fischerkirche (Igreja do Pescador), que você vê na colina acima da praça principal (Rathausplatz), bem em frente a uma igreja mais moderna. Essa é a estrutura mais antiga da cidade, e as partes mais antigas datam do século XIII. Hoje, há um museu na antiga igreja católica romana, que foi construída no topo de uma torre de vigia romana. A entrada custa 2 euros e vale muito a pena para ver os afrescos, entre outras coisas.
A cidade das cegonhas
Não é possível andar por Rust sem notar os ninhos de pássaros nos telhados. Essa bela ave de grande porte fez da pequena cidade de Rust um de seus locais de procriação favoritos ao longo do Lago Neusiedl. Atualmente, Rust é o lar de 22 pares de cegonhas, mas quando visitamos a cidade em setembro, todas elas haviam voado para latitudes mais ao sul e os ninhos estavam vazios. No entanto, as cegonhas estavam em todos os ninhos em uma visita na primavera, e foi fácil admirar essas belas aves.
Vinhos locais
A viticultura tradicional e nativa utiliza o microclima exclusivo do Lago Neusiedl e as diferentes estruturas e altitudes do solo dos vinhedos para produzir excelentes vinhos. Atualmente, são principalmente os vinhedos que atraem os visitantes, bem como o turismo de no lago para banho e os passeios de barco. A paisagem ao redor é caracterizada por videiras pertencentes a vários vinhedos, muitos dos quais estão localizados na própria Rust. Portanto, especialmente no outono, é possível ver muito tráfego de tratores trazendo a safra de uvas do ano. Vários vinhedos (procure as placas Weingut) têm belos restaurantes em seus quintais, e muitos oferecem degustações e vendas de vinho durante quase todo o ano.
Passeio de barco no Lago Neusiedl
Em um dia quente de verão, nesse caso com 28 °C, optamos por realkizar o passeio de barco pelo lago. A partir do Stadthafen (porto da cidade), nos arredores da cidade, e da marina em Ruster Bucht, você pode embarcar em barcos de turismo ou balsas caso esteja com uma bicicleta para o Lago Neusiedl. Nós nos juntamos à Drescher Line para um cruzeiro de uma hora e meia no Lago Neusiedler See. Do barco, você entenderá melhor a paisagem que rodeia o lago de 36 km de comprimento e 12 km de largura. Alem disto, você pode ver como essa parte da Áustria é diferente da região alpina mais a oeste. É totalmente plana a leste e, a oeste, há algumas colinas no horizonte, o que torna a região completamente diferente do resto do país.