Marillenknödel é um clássico doce que frequentemente é associado a região de Wachau, na Áustria. O vale de Wachau, por onde corre o rio Danúbio, é famoso pelas suas magníficas flores da árvores de damasco, que florescem na primavera.
As tradições culinárias muitas vezes se transformam em especialidades regionais ou nacionais. Revelam muito sobre a alma de um país, como a sua abertura a outras culturas. Assim, uma fruta originalmente chinesa (damasco) pode ser combinada com um produto vegetal do Sudeste Asiático (açúcar) e um método de preparo da Boêmia (knödel), para se tornar um clássico da culinária na Áustria. Acredita-se que a fruta “marille” (damasco) tenha surgido na Áustria no século XVI. Este prato está particularmente associado a pitoresca região de Wachau, onde ocorre grande parte da produção de damasco da Áustria. Os damascos vêm sendo cultivados naquela região, em maior escala, desde 1890.
Existem vários tipos diferentes de massa do bolinho feito de batata, o “topfen” (um queijo fresco semelhante ao requeijão, também chamado de kvarg/quark) e o “brandteig” (massa de batata), mas desta vez optamos por fazer o knödel de damasco com massa de batata.
Receita Marillenknödel
Recipe by Ana Lucia MarcosCourse: Sobremesa, Lanche da TardeDifficulty: Média4
servings40
minutes20
minutesIngredientes
½ kg de batatas Asterix (utilize batata mais seca)
1 ovo
1 colher de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga com sal
125 gr de farinha de trigo
6 a 10 damascos frescos
100 gr de pão ralado
50 gr de açúcar
1 colher de sopa de açúcar de baunilha
Manteiga e Acuçar de confeiteiro
Preparo
- Comece pela massa de batata, ou seja, cozinhe as batatas e amasse ou passe por um espremedor. Sinta-se à vontade para passá-los por uma peneira. Adicione os ovos, o creme de leite, a manteiga e a farinha. Amasse bem com as mãos.
- Em seguida, abra a massa até obter 3-4 mm de espessura, que você corta em quadrados do mesmo tamanho. Alguns gostam da massa mais grossa, outros mais finos
- Antes de usar os damascos, retire o caroço. Tente fazer isso sem cortá-los ao meio. Se os damascos não forem muito doces, pode-se preencher o espaço depois do caroço com açúcar, antes de embrulhá-los na massa. De qualquer forma, é preciso um pouco de prática para conseguir o “embrulho” correto. . Enrole-os levemente nas mãos antes de colocá-los na água fervente
- Coloque o damasco no quadrado da massa e embrulhe fazendo uma bolinha. Certifique-se de que a massa sela bem, para que não entre água nos bolinhas na hora do cozimento.
- Coloque 1 litro de aguá em uma panela e deixe ferver. Coloque os bolinhos imersos e deixe na água entre 8 e 12 minutos, dependendo do tamanho do bolinho.
- Enquanto os bolinhos cozinham, você pode começar a fazer a farofa. Coloque o pão ralado, açúcar, açúcar de bauninha e a manteiga em uma frigideira para dourar. Use fogo médio a baixo para que o açúcar não queime. Quando o açúcar caramelizar junto com o pão ralado, tire os bolinhos da água e enrole os bolinhos na mistura para que fiquem bem cobertos.
- Coloque um pouco do pão ralado caramelizado num prato, divida o marillenknödel ao meio e regue com um pouco de manteiga derretida e finalize polvilhando um pouco de açúcar de confeiteiro.