No último inverno europeu fui conhecer charmosa Seefeld, no Tirol, e encontrei paisagens encantadoras completamente cobertas de branco, diversos esportes de inverno e uma bucólica vila alpina aonde me senti muito bem-vindo.
Quanta diferença de quando meu colega Arnold esteve aqui no verão de 2017 (veja o artigo Diversão em família em Seefeld)! O inverno de 2018, que foi um dos invernos com mais neve em vários anos, deixou uma grossa camada de um tapete branco não só nas montanhas, mas também na vila e, na verdade, por todo Tirol. Não demorou muito entre sair do trem que veio de Innsbruck até estar com os esquis na neve… Desfazer a mala no quarto do hotel ficou pra depois.
Primeira vez fazendo esqui cross-country
Desde que comecei a aprender esqui alpino, já tinha em mente aprender esqui cross-country, que é quando os esquis são usados também no plano e em subidas, como um meio de transporte, não apenas como no esqui alpino onde o objetivo é a adrenalina das descidas. E não posso imaginar um lugar melhor pra isso que Seefeld, a Meca do cross-country. Isso porque ao redor da vila há 256 km de trilhas, começando no antigo estádio de esqui onde o Campeonato Mundial de Esqui Nórdico aconteceu em 1985. E essas trilhas são usadas por esquiadores de todos os níveis, até mesmo por quem nunca praticou e vai para Seefeld para aprender, já que há muitos bons instrutores na vila. Eu tive minha primeira aula com ninguém menos que Anette Boe, uma norueguesa que já foi campeã mundial e medalhista olímpica! Meu pensamento foi “se ela não conseguir me ensinar, ninguém consegue”. E Anette, com muita paciência e bom humor, conseguiu! Depois de meia hora eu já estava deslizando pelas pistas com os esquis próprios para cross-country. Talvez não com muito estilo, mas ao menos sem tombos.
Esportes de inverno de todos os jeitos imagináveis
Além do esqui você pode, claro, fazer patinação no gelo em um rinque próximo à bela igreja Seekirchl, ao lado da área para curling. Além disso, como caminhadas de inverno estão cada vez mais comuns, você pode achar muitas trilhas em volta de Seefeld, sempre mantidas com neve compacta para que possa ser possível caminhar usando tênis ou botas comuns. Mas se você quer caminhar com raquetes de neve fora das trilhas, também é possível tanto por conta própria como em passeios guiados. Ou então pode alugar um trenó e ir para as pistas próprias para eles e ter uma descarga de adrenalina mesmo sem ser esquiador. Ah, e tem também o snow tubing, que se ainda não conhece, consiste em se sentar dentro de um tubo que parece uma câmara de pneu gigante e se jogar em uma pista com barreiras nas laterais, assim pode bater sem sair da pista. Um esporte que eu gostaria muito de ter feito, mas não tive tempo então fiquei apenas olhando um treino, foi o biathlon, que nesse caso obviamente não envolve corrida e natação, mas esqui cross-country e tiro-ao-alvo. Mesmo que nunca tenha atirado, os instrutores te ensinam a usar a arma de calibre leve pra que você consiga acertar o alvo. Mas, como o tempo era curto para aprender mais um esporte, resolvi ir para as pistas de esqui alpino que isso já sei fazer.
Anúncios
Área de esqui Rosshütte
Apesar de Seefeld ser primariamente um resort de esqui nórdico, é claro que você também vai achar pistas para esqui alpino. E são 20 km de pistas boas e largas na montanha Rosshütte, que também pode ser acessada por não esquiadores que querem curtir a vista lindíssima para a vila usando o funicular Rosshütte Bergbahnen. Aqui você vai encontrar diversos restaurantes e aluguel de equipamentos para curtir um bom dia nas pistas, escolhendo entre 14 teleféricos que te levarão em pistas entre 1200 e 2064 metros de altitude. Em alguns dias da semana é possível esquiar de noite em uma das pistas, que possui ótima iluminação e é preparada antes da abertura para a noite, dando a chance de esquiar colmo um visual lindo para a vila iluminada em neve recém alisada. Além de Rosshütte, há uma outra área de esqui chamada Gschwandtkopf / Seewald, com pistas entre 1200 e 1500 metros que são ótimas para o treinamento de iniciantes.
Olympiaregion Seefeld
Seefeld e seus arredores são o perfeito cartão postal da Áustria que todo mundo tem em mente. A pequena vila, com apenas 3 mil habitantes é o que o Tirol tem de melhor: uma charmosa vila alpina cercada por altas montanhas e paisagens espetaculares! Além disso, charmosa Seefeld tem uma atmosfera relaxada e acolhedora. Claro que há bares para quem quer curtir o après-ski, mas não é tão agitado como em outros resorts de esqui. Você vai encontrar uma boa variedade de restaurantes, servindo tanto os pratos tradicionais como pizzas. E se quer algo ainda mais tranquilo, fique nas vilas Leutasch, Mösern-Buchen, Reith e Schanitz, próximas de Seefeld, onde vai encontrar uma ampla variedade de hospedagem e atividades. Para quem está de carro, há boas estradas ligando Seefeld às outras vilas do Tirol e também ao sul da Alemanha, que está a poucos quilômetros da vila. O nome de região Olímpica veio quando Seefeld hospedou as competições de esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1964 e 1976. Embora Innsbruck tenha sido a cidade organizadora, as provas de esqui nórdico ocorreram aqui. A vila ainda é uma parada importante na turnê da Copa do Mundo de Esqui Nórdico da FIS e sediou o Campeonato Mundial de Esqui Nórdico da FIS de 2019.