O castelo (Burg) Mauterndorf é muito mais do que uma estrutura de pedra histórica. Este é um castelo de aventura, onde você pode entrar na Idade Média e experimentar a vida no castelo como era há 500 anos.
O castelo na vila de Mauterndorf não deve ser esquecido, pois está localizado em uma falésia à beira da vila. Há uma fortificação no local desde 326 d.C. guardando a rota comercial romana que cruzava a passagem da montanha Tauern. No entanto, o próprio castelo é mencionado pela primeira vez em registros escritos de 1253. O castelo e a vila de Mauterndorf receberam o nome da palavra alemã “maut”, que significa pedágio / taxa.
Negócio arriscado
Itens preciosos como sal, farinha de trigo, grãos, vinho e especiarias foram transportados ao longo das antigas rotas comerciais romanas sobre as montanhas Tauern por mais de 1000 anos, depois que surgiram na época romana. No entanto, não era completamente seguro para quem transportava as mercadorias. Mudanças climáticas imprevistas, terrenos acidentados e criminosos tornaram o comércio pelos Alpes um empreendimento arriscado. A partir do ano de 1002, todos os comerciantes que usavam a rota através do Passo de Tauern e passavam pelo Castelo de Mauterndorf tinham que pagar uma taxa ou pedágio (maut). Esta era uma maneira comum de fazer uma renda para os homens poderosos locais.
Residência de verão
O Castelo de Mauterndorf foi usado no século XVI pelo arcebispo Leonhard von Keutschach como residência de verão. O castelo pertencia à Arquidiocese de Salzburgo e também foi usado como um de seus centros administrativos até 1806. Além disso, a Arquidiocese autônoma de Salzburgo estava associada à Áustria dos Habsburgos, mas não foi incorporada ao próprio império até o ano de 1803. Após quase 200 anos de Decadência, uma extensa renovação do Castelo de Mauterndorf foi realizada no início de 1980 e, consequentemente, surgiu um castelo de aventura de caráter peculiar.
Castelo de aventura
Recomendamos fortemente fazer o passeio no castelo. Participe da visita guiada para obter uma boa visão de como era a vida no castelo na Idade Média. Se as visitas guiadas não são sua praia, você também pode fazer isso por conta própria. Incluído no bilhete de entrada está o chamado “guia de áudio” (disponível em vários idiomas). É fácil de operar e você pode fazer o passeio no seu próprio ritmo. Normalmente leva cerca de uma hora. Um dos destaques do passeio pelo castelo é a torre de proteção de 44 metros de altura. Com seis pisos, a torre foi recriada e mobilada com várias divisões/pisos tal como teriam surgido na Idade Média. Gostei do fato de as exposições não serem fechadas por vidro ou corrente, tornando possível ver mais de perto. Além disso, torna toda a experiência melhor e é mais fácil ter uma ideia de como era a vida há cerca de 4-500 anos.
Vestir-se como um cavaleiro ou uma princesa
As exposições no Castelo de Mauterndorf são muito mais do que artefatos por trás do vidro. Usando manequins relativamente realistas, você pode observar diferentes cenas da vida cotidiana no castelo há centenas de anos. Entre outras coisas, você encontrará o arcebispo em sua banheira, o cozinheiro do castelo preparando comida, o ferreiro balançando seu martelo ou um comerciante com seu cavalo e carruagem se preparando no pátio. Existem várias atividades para as crianças ao redor do castelo, e toda a família pode pegar emprestado roupas do guarda-roupa medieval e se vestir como qualquer coisa, desde bobo da corte, bispo, princesas a cavaleiros. Experimente uma das últimas três estações de pedágio existentes ao longo da famosa rota comercial romana “Via Imperialis”, Castelo Mauterndorf – uma experiência que toda a família pode desfrutar.
Festa medieval
Você não precisa terminar sua visita à Idade Média após o passeio. O Burgschenke (restaurante) do castelo oferece refeições medievais com pratos de época e, claro, todos os hóspedes devem estar vestidos com trajes medievais. Além disso, o próprio anfitrião do restaurante participa e torna esta experiência inesquecível e muito divertida. Para aqueles que querem simplesmente saborear a boa comida tradicional da região ou uma xicara de café, esta é oferecida no restaurante dentro do castelo ou no terraço.
Para mais informações consulte Turismo Mauterndorf