Os vales entre o rio Drau e a cadeia de montanhas Karawankene, no sul da Caríntia, oferecem vales isolados, caminhadas fantásticas, uma herança cultural única e cursos de água impressionantes.
Embora a região a que nos referimos, Caríntia do Sul, tenha apenas 45 x 15 quilômetros de extensão, você pode encontrar uma infinidade de atividades e pontos turísticos. Comparado a muitas outras e mais conhecidas regiões da Áustria, o sul da Caríntia é visitado principalmente por austríacos, eslovenos e italianos, ou seja, “locais”. O turismo é mantido em um nível gerenciável e em menor escala para proteger a natureza. Às vezes tivemos a sensação que estávamos totalmente longe da civilização, entretanto nunca estávamos a mais de 40 quilômetros da capital do estado, a cidade de Klagenfurt.
Selvagem, Úmida e Maravilhosa
Nosso passeio de aventura pelo sul da Caríntia nos deu o melhor da região. Aqui, a manchete – selvagem, úmida e maravilhosa – são as palavras-chave para descrever a natureza fantástica. Cenário de montanhas selvagens, belos vales e maravilhosas aventuras por rios, cachoeiras e lagos. Fizemos algumas caminhadas fenomenais em desfiladeiros na Áustria, mas, no entanto, ficamos muito impressionados com o que experimentamos ao caminhar pelo defiladeiro Tscheppanschlucht.
Caminhadas no desfiladeiro de Tscheppanschlucht
Tscheppaschlucht-gorge, na vila de Ferlach, é uma jóia natural maravilhosa. A trilha e as passarelas são relativamente fáceis de caminhar. No entanto, algumas partes são bastante íngremes e estreitas, exigindo que você se mantenha firme. Tudo começa fácil, mas se torna mais árduo à medida que você se move a partir dos 334 metros de altitude até o ponto mais alto, a 983 metros acima do nível do mar. Muitas vezes, você tem que se mover para cima e para baixo pelo terreno. No entanto, mal pensamos nisso e admiramos a natureza ao nosso redor. Você pode escolher entre 3 rotas e destinos diferentes, com um tempo estimado de caminhada de 2 a 4 horas. Escolhemos a caminhada de 3 horas que terminou na pequena aldeia idílica de Windisch Bleiberg. Depois de comer um delicioso almoço no Kirchenwirt Inn, voltamos ao parque de estacionamento com o ônibus incluído na taxa de entrada do desfiladeiro. Esta é uma das melhores caminhadas de desfiladeiro que fizemos na Áustria, e toda a viagem, incluindo a parada do almoço, levou cerca de 5 horas.
Para mais informações: Tscheppanschlucht (somente em alemão)
Passeio pela natureza em Bodental
O vale Bodental é cercado pelas poderosas montanhas íngremes de Karawanken pelos três lados. Traga as crianças e faça caminhadas fáceis em estradas de terra e trilhas na floresta. Complete o dia na natureza, fazendo uma longa pausa para o almoço em um restaurante de fazenda que serve comida caseira tradicional austríaca. Aqueles que desejam viagens um pouco mais avançadas também encontrarão várias caminhadas maravilhosas nas montanhas na fronteira com a Eslovênia. Estacionamos em Meerauge (“olho do oceano”), que é um pequeno lago. Você pode andar por toda a borda do lago em uma passarela de madeira. O misterioso pequeno lago tem água cristalina e você encontrará muitos peixes também. Depois de apreciar as maravilhosas cores dos restos de uma geleira antiga, continuamos a pé em Bodental na estrada da floresta (de carro apenas com permissão especial) até Märchenwiese (“Prado do conto de fadas”). O grande campo aberto no final do vale, a 1157 metros acima do nível do mar, é um ótimo lugar para um piquenique em família. Você pode trazer um cobertor para sentar na grama ou usar os bancos e mesas do local.
Férias na praia em Klopeiner See
Para quem antes de tudo quer relaxar, passe alguns dias no lago Klopeiner See. O pequeno lago com água cristalina é perfeito por alguns dias de diversão na água. Além disso, se você quiser se exercitar um pouco, além da natação, pode alugar pedalinhos e bicicletas. Além disso, existe uma espécie de calçadão ao redor de todo o lago. Há quase um pouco de atmosfera mediterrânea aqui no meio do verão, quando os piers e os gramados estão cheios de pessoas, e você precisa fazer fila para comprar sorvete. Lojas de lembranças, restaurantes de todos os tipos e bares de praia estão cheios de vida. Ou, como nós preferimos, desfrute de alguns dias tranquilos em setembro e ainda tínhamos adoráveis 25°C (77 ° F) ao sol e 22 ° C (71 ° F) na água. O Klopeiner See é um bom ponto de partida, onde você pode facilmente chegar à maioria dos pontos turísticos do sul da Caríntia.
Para mais informações: Klopeiner See Tourism
A Cachoeira impressionante de Wildsteiner
Não faltam belas cachoeiras na Áustria montanhosa e rica em água. No entanto, esta cachoeira que cai livremente à 54 metros é uma pequena jóia impressionante. Embora seja um pouco isolada, possui ótimas instalações com estacionamento, banheiros e uma passarela até a cachoeira. Ao lado do estacionamento (consulte o Google Maps), você também encontrará um café aconchegante com ampla área de estar ao ar livre. Você levará de 15-20 minutos para caminhar até a cachoeira. Se você usar sapatos adequados para caminhadas, poderá caminhar até por baixo da cachoeira. É uma excelente vista, onde a água dispara sobre a beira da parede do penhasco e desce para o barranco, antes que a água desapareça pelo riacho.
Caminhada na montanha para Hochobir
Hochobir, com 2139 metros acima do nível do mar, é um dos picos mais altos do sul da Caríntia. Do cume, você obtém uma visão fenomenal de 360 graus. A caminhada é de 586 metros para cima, iniciando em Eisenkappler Hütte (1553 metros acima do nível do mar) por caminhos relativamente íngremes, ziguezagueando pela floresta. A cerca de 1750 m de altitude, e após cerca de 1 km, você alcança a última floresta. A partir daqui, o terreno se abre e você caminha ao longo de uma cordilheira por um tempo. Já a partir daqui, você tem uma vista fabulosa quase em todas as direções, mas especialmente para o sul em direção ao Karawanken. No entanto, a trilha continua subindo constantemente em trilhas largas e bem marcadas até chegar às ruínas da Rainer Schutzhause. A cabana nas montanhas da década de 1880 foi incendiada após conflitos na região em 1944. A partir daí, ela percorre caminhos estreitos até a cruz do cume em Hochobir, onde chegamos depois de duas horas, incluindo algumas paradas para fotos.