Ir à uma “Konditorei” (confeitaria) para um “Kaffee und kuchen” (café e bolo) virou uma tradição vespertina e cotidiana na vida das pessoas que vivem na Áustria.
A capital do País, Viena, oferece uma enorme variedade de doces e bolos, muitos dos quais datam do Império Austro-Húngaro. Se você visitar uma confeitaria sofisticada na cidade, uma padaria de esquina ou o Naschmarkt (mercado de lanches), pode ter certeza de que você irá encontrar uma variedade tentadora de doces e bolos, desde os mais tradicionais e conhecidos por todos, até bolos criados pela inspiração particular dos confeiteiros do estabelecimento. Mas não se preocupe, todos são deliciosos.
E não estamos falando só das grandes capitais Austríacas, praticamente quase todas as vilas também tem uma Konditorei, com ótimos bolos e doces, e é o ponto de encontro da população local. Lá, pessoas de todas as classes sociais e idade se encontram para conversar e desfrutar de suas bebidas favoritas, além claro de comer um belo pedaço de bolo.
Os doces tradicionais como o “Apfelstrudel” (Strudel de maçã), que teve sua origem em Viena, é composto de uma finíssima massa folhada recheada de maças e especiarias. Outros bolos, feitos em camadas, são conhecidos mais por “Torte” (tortas), como o “Sachertorte”, famoso bolo de chocolate e damasco muito popular em Viena e o “Schwarzwälder Kirschtorte” (Bolo Floresta Negra) muito conhecido e apreciado em todo o mundo.
Os bolos na Áustria são feitos geralmente de creme, frutas e nozes e frequentemente são preparados com as fruta da estação. No verão, você pode encontrar “Pflaumenkuchen” (bolo de ameixa) e “Erdbeerboden” (bolo de morango) frescos. No inverno, o “Stollen”, é um bolo preparado com frutas secas, frutas cristalizadas, marzipan e coberto com açúcar, e é o dono das vitrines. Ele é muito popular também no Natal, onde ganha o nome de “Christstollen” (depois de Cristo).
Tradição por Região
Viajando pela Áustria você irá notar que cada região tem seu doce mais famoso: no estado de Oberösterreich (Alta Áustria), capital Linz, o doce mais famoso é a Linzertorte, no estado de Niederösterreich (Baixa Áustria), capital Viena, a tradição é pedir o Sachertorte, já em Salzburg, capital Salzburgo, o ilustre compositor Mozart empresta seu nome para o famoso Mozartkugel, em Steiermark (Estíria), capital cidade de Graz, o doce leva o nome do estado Steiermark Torte e em Tirol, onde ficam as cordilheiras Austríacas, capital Innsbruck, é tradição você pedir o Kaiserschmarrn em qualquer restaurante de montanha que você subir.
Descobrindo os doces na Áustria
SacherTorte – É o bolo mais conhecido da Áustria e recebeu o nome de seu criador, Franz Sacher. Em 1832, Sacher era um aprendiz de 16 anos no palácio de Viena do príncipe Wenzel von Metternich, quando o chef principal adoeceu na véspera de uma importante recepção. Sacher salvou o dia (e a reputação do Príncipe) com este rico bolo de chocolate, recheio de damasco e coberto com uma cobertura de chocolate brilhante. A receita original de Sacher tem sido objeto de muitas disputas jurídicas entre o Café Sacher e a confeitaria Demel, uma das melhores confeitarias de Viena. Mas quem se importa com esta questão de autenticidade? Nossa sugestão é: vá nos dois lugares, experimente e decida por si só qual é a melhor.
Linzertorte – É uma torta com uma massa de nozes e avelãs moídas. É recheada normalmente com geleia de groselha ou de framboesa.
Mozartkugel – É um pequeno doce redondo feito de pistache, marzipan e nougat coberto com chocolate preto. Inspirado no tradicional doce você encontrará também os bolos Mozarttorte e o Mozartbombe que utilizam os mesmos ingredientes.
Kaiserschmarrn – O imperador Franz Josef também emprestou seu título a este doce bem popular. A massa lembra uma panqueca que foi remexida e é servida com geleia e uma camada espessa de açúcar de confeiteiro.
Steiermark Torte – O bolo em forma de coração baseia-se na forma típica do “coração verde” da Estíria. A combinação de geleia de maça, sementes de abóbora, chocolate Zotter e aguardente de pinho dão a este doce um sabor especial.
Kärntner Reindling – Bolo tradicional do estado da Kärnten (Caríntia), mais consumido na época da Páscoa, é feito de uma massa bem macia recheado de nozes moídas, canela e uvas passas embebidas em rum.
Burgenländer Schnitten – Vinda do sul do estado de Burgenland, esta sobremesa tradicional geralmente consiste em duas camadas: uma base de massa com infusão de nozes e um merengue branco como a neve.
Kardinalschnitte (Fatia do Cardeal) – Recebeu este nome pois quando cortado em fatias, este bolo lembra as vestes brancas e douradas de um cardeal. As tiras são de um merengue alternadas com uma massa suave de pão de ló. Para o recheio existem muitas variações como: creme de confeiteiro, geleias, chantilly com morangos, etc.
Topfennockerl e Topfenknödel – São doces feitos de queijo, o saboroso topfen – quark ou requeijão. O queijo é um ingrediente tradicional de vários pastéis e sobremesas austríacas, onde sua cremosidade é frequentemente combinada com sabores de frutas fortes para um contraste agradável. O Topfennockerl e Topfenknödel são bolas leves de coalhada, servidas com geleia de frutas ou compota.
Punschkrapfen (bolo de ponche) – Uma pequena guloseima feita de migalhas de bolo, nogado, chocolate e compota de damasco. A cobertura rosa choque brilhante de ponche generosamente embebida por rum é coberta com uma ocasional cereja cristalizada. Perfeita!
Esterhazy Torte – Seis camadas perfeitas compõe este bolo. Este pão-de-ló, inspirado por um diplomata austro-húngaro da família Esterhazy, seduz com canela, baunilha, conhaque de cereja, rum e creme de manteiga. A torta é revestida com glacê branco e decorada com um padrão fino característico de cacau.
Gugelhupf – Um bolo tradicional da Europa Central que se tornou nobre no Império Austro-Húngaro. Originalmente um bolo dos pobres, o imperador Francis Joseph gostava tanto de Gugelhupf que o pedia todos os dias para seu café da manhã. A burguesia vienense seguiu sua orientação e transformou o Gugelhupf em seu bolo favorito para o chá da tarde. O pão-de-ló fino fica mais refinado quando recebe um padrão marmorizado, misturando cuidadosamente a massa clara e a escura (chocolate).
Rehruecken – É um bolo de chocolate com a forma que lembra o dorso de um cervo (“Reh Ruecken”). Aa massa é mais suculenta devido a uma grande quantidade de amêndoas moídas e não tem recheio. A cobertura brilhante de chocolate inclui óleo de coco. Na decoração o bolo é espetado com palitos de amêndoa picada para imitar o bacon nas costas de um cervo.
Biedermeier-Torte – É um rico bolo austríaco composto por camadas escura e clara de bolo com cranberry caseiro, geleia de marmelo e um recheio de creme de nougat light entre as camadas. O bolo é aromatizado com avelãs e licor de maraschino.
Cremeschnitte – É um bolo de creme com sabor de baunilha, o famoso Mil-Folhas, e é um clássico absoluto entre as sobremesas da Europa Central e Oriental. É conhecido por muitos nomes, a maioria dos quais derivam do alemão cremeschnitte e se traduzem literalmente por fatia de creme ou, em alguns casos, torta de creme.
Escolha uma (ou várias) opção e se encante com tanta gostosura….