Burgenland, o estado mais oriental da Áustria, tem um toque diferente. Enquanto a Áustria é principalmente um país montanhoso, Burgenland é dominado por vastas planícies e colinas ondulantes.
Burgenland é o único estado da Áustria que não tem uma fatia dos Alpes. Comparado com seus vizinhos, que têm muitos picos bem acima de 2.000 metros, o ponto mais alto do estado é frágil, 884 metros acima do nível do mar. À primeira vista, o estado pode não parecer tão interessante quanto o resto da Áustria. No entanto, embora não tenha algumas das características naturais dramáticas de outras partes da Áustria, o estado tem muitas paisagens, sons e características únicas.
O mais novo estado do país
Burgenland é a mais recente adição à República da Áustria, que foi incorporada apenas em 1921. De 1648 a 1918, a região fazia parte do Reino da Hungria (a outra metade do Império Habsburgo). O estado é resultado do caos e da intromissão política após a Primeira Guerra Mundial. Quando os vencedores da guerra destruíram o outrora poderoso Império Austro-Húngaro e criaram a Áustria moderna, Burgenland foi adicionado à nova república. Consequentemente, os três anos que se seguiram ao fim da guerra, em 1918, foram marcados por violentos conflitos. Infelizmente, isso fez com que os austríacos e húngaros brigassem pela estreita faixa de terra entre os dois países recém-criados. No entanto, essa animosidade desapareceu há muito tempo e hoje os vizinhos vivem juntos em contato próximo.
Clima ameno
Burgenland é conhecido por seu clima ameno e tem em média mais de 2.000 horas de sol por ano. Além disso, os verões quentes e ensolarados fazem do estado um destino turístico popular. O clima ameno e a paisagem de planice tornam o estado perfeito para a agricultura e a viticultura. O ponto mais baixo da Áustria, a apenas 114 metros (374 pés) acima do nível do mar, está localizado perto de Apetlon, entre o Lago Neusiedler (Neusiedlersee) e a fronteira húngara. Isso contrasta com a montanha mais alta do país, a Grossglockner, com 3.798 metros (12.460 pés). No entanto, movendo-se mais para o sul, as planícies se transformam em colinas. Burgenland ocupa uma faixa irregular de terra. No seu ponto mais largo temos 62 km e apenas 5 km na parte mais estreita. O longo e estreito estado pode ser dividido em três regiões únicas, todas com atrações diferentes.
Lago Neusiedl (Norte Burgenland)
A parte norte de Burgenland é dominada pelo maior lago da Áustria, o Neusiedlersee, cuja maior parte sul pertence à Hungria. Ao redor do lago você encontra vilas idílicas, vinhedos e fazendas. A capital do estado de Burgenland, Eisenstadt, é rica em patrimônio cultural. Além disso, além do uso recreativo à margem do lago, você pode desfrutar de pequenas óperas e musicais no Seefestspiele Mörbisch à beira do lago. A pitoresca vila de Rust orgulha-se não só das suas vinhas, mas também das inúmeras cegonhas que podem ser vistas em seus ninhos nos telhados de toda a vila. Juntamente com o Castelo de Forchtenstein, um magnífico castelo da idade média tardia pertencente à família Esterházy, estes são apenas alguns exemplos de grandes pontos turísticos em Burgenland.
Burgenland Central
Esta região é a favorita dos amantes da música. Franz Liszt nasceu em Raiding e sua cidade natal é apenas um dos muitos lugares que realizam eventos musicais e culturais em Burgenland. Sendo a parte mais montanhosa de Burgenland, também é aqui que você encontra a maioria dos castelos. A 884 m a colina Geschriebenstein fica na fronteira com a Hungria e a região Sul Burgenland e é o ponto mais alto do estado. Embora o nome do estado não se refira diretamente a castelos (Burgen – terra), mas a quatro cidades que terminavam em -Burg, você pode encontrar vários belos castelos medievais em Middle Burgenland. Burg Lockenhaus, Burg Lackenbach, Burg Kobersdorf e Burg Deutschkreutz são apenas alguns deles que merecem uma visita. Assim como seu vizinho ao norte, a parte central de Burgenland também possui uma grande indústria vinícola, abrangendo 2.100 hectares. Por isso, degustação de vinhos e festivais de vinho devem estar no seu roteiro ao visitar esta parte do estado. No entanto, avançando mais para sul, a paisagem volta a mudar de característica e as principais atrações também
Sul de Burgenland
A região é conhecida pelas suas cidades termais e banhos termais. Além disso, a paisagem também é um pouco mais montanhosa do que o resto do estado. Assim, as trilhas de caminhada e ciclismo da região levam você a uma paisagem intrigante, uma mistura de florestas e terras agrícolas. Existem também algumas pequenas regiões vinícolas no sul de Burgenland. De fato, a vila de Heiligenbrunn não só se destaca como o centro de produção do vinho característico de Uhudler, mas também pela preservação de adegas dos séculos XVII e XVIII. Pequenas casas caiadas de branco com telhados de colmo compõem a vila e são únicas na Áustria. Além disso, você está bem nas fronteiras da Hungria e da Eslovênia, o que dá uma sensação distinta. E ainda há bolsões de minorias de língua croata e húngara na região.