Ao norte dos Alpes, não muito longe da cidade de Salzburgo, quatro lagos formam o distrito dos lagos de Salzburgo. A encantadora zona dos lagos é o destino de férias perfeito para quem gosta de umas férias tranquilas num ambiente maravilhoso.
Ao norte de Salzburgo, na fronteira com a Baviera e a Alta Áustria, entre terras agrícolas, colinas onduladas e pontilhada de aldeias idílicas, há uma encantadora região de lagos, o distrito dos lagos (Salzburger Seenland). Os quatro lagos: Grabensee, Obertrumer See, Mattsee e Wallersee estão localizados no meio da região e são a principal atração deste encantador destino turístico.
Mattsee
Começamos nosso passeio pelo distrito dos lagos passeando pela pequena cidade de Mattsee, localizada na margem sul do lago com o mesmo nome. Você pode facilmente passar algumas horas à beira do lago, admirando alguns dos edifícios históricos bem preservados e visitando a pequena propriedade Bajuvaren (Fazenda Barvára) e ver como a população local vivia em 450 dC. Você obtém as melhores vistas da colina rochosa do castelo de Mattsee. Além disso, no castelo você também encontra um restaurante com mesas ao ar livre, oferecendo um cenário encantador para café da manhã, almoço ou jantar. Caminhe até o castelo e siga o caminho que leva ao redor da pequena colina. Depois de tomar café da tarde com bolo na vila, começamos a sentir o calor do fim do verão e descemos para a praia para dar um mergulho.
Verão indiano
Visitamos o adorável distrito do lago durante diferentes épocas do ano e adoramos as diferenças sutis. O verão é, obviamente, a estação mais movimentada, onde muitos vêm para aproveitar a vida dentro e fora da água. A última vez que visitamos foi em um lindo dia ensolarado no meio de setembro. A maioria dos turistas tinha ido para casa e, portanto, as praias estavam praticamente vazias. Muito ruim para eles, porque a temperatura da água do lago Mattsee ainda estava confortável com 22 °C, acompanhada por adoráveis 25 °C no sol. Além disso, o parque balnear continuava aberto e com entrada gratuita. Sem mais atrasos, vestimos nossos trajes de banho e pulamos na água.
Dia de mercado em Seeham
Depois de um mergulho refrescante, dirigimos 15 minutos até o Obertrumer See, pois tínhamos ouvido falar que havia um mercado na vila de Seeham. Bem perto da vila havia muitos estacionamentos (em um campo) para todos os visitantes. Era necessário, porque muitas pessoas haviam chegado a Seeham naquele lindo dia de setembro. O mercado era dominado pela arte e artesanato, onde os próprios artistas vendiam seus produtos. Por todo o caminho, da rua principal até a beira da água, havia barracas de vendas, barracas de atividades e lanchonetes. Mercados como este são populares entre os austríacos e são especialmente bem visitados em um lindo dia de verão.
Perfeito para explorar por conta própria
Bem adequado para exploração a pé, de bicicleta ou de carro, o distrito dos lagos (Salzburger Seenland) é facilmente explorado por conta própria. A bela paisagem que circunda os lagos alterna entre florestas, colinas, campos abertos e pequenas cidades e vilas. Onde não há ciclovias ou trilhas para caminhada, você pode usar pequenas estradas rurais, as chamadas “Güterwege” que cruzam a região. Essas pequenas estradas com pouco tráfego conectam todas as fazendas entre si e as estradas maiores e oferecem uma maneira tranquila de explorar a região dos lagos. Você também pode encontrar pequenos B&Bs no campo e passar algumas noites apreciando a paisagem encantadora. Além disso, raramente há oportunidades para comer e beber ao longo do caminho.
Noite silenciosa em Oberndorf
O Salzburger Seenland faz fronteira com a Alemanha, onde a própria fronteira corre no meio do rio Salzach. A vila de Oberndorf provavelmente atrai a maioria dos turistas na época do Natal, pois você encontrará a capela Noite Silenciosa (Stille Nacht). A canção de Natal mais famosa do mundo, “Silent Night, Holy Night”, foi apresentada pela primeira vez aqui. A própria vila Oberndorf, uma pequena vila encantadora com edifícios históricos, também merece uma visita.