A idílica vila de Filzmoos é o lugar perfeito para quem procura diversão de inverno em uma encantadora aldeia austríaca, sem necessariamente ser um ávido esquiador.
Apesar de Filzmoos ter recebido a primeira neve quando chegamos no início de dezembro e só estar parcialmente coberta de branco, a paisagem tinha mais uma sensação de primavera. Isso não foi decepcionante, pois significava céu azul, muito sol e com temperaturas agradáveis. Ou seja, condições perfeitas para caminhadas de inverno e passeios de carruagem.
Caminhadas de Inverno
Os viajantes começaram a descobrir o prazer das caminhadas de inverno. Como consequência, muitos destinos turísticos por toda a Áustria estão bem estruturados para turistas que não esquiam. De acordo com nosso guia de caminhada em Filzmoos, Edi Vierthaler, cerca de 30-40% dos visitantes que vão para Filzmoos no inverno estão procurando por outras atividades alem de esquiar. Edi levou-nos a uma caminhada agradável durante 2 horas e meia em torno de Filzmoos. A um ritmo tranquilo, em estradas florestais ou trilhas para caminhadas, incluindo uma parada para apreciarmos algumas bebidas quentes, houve um amplo tempo para aproveitar os arredores. O clima claro significava vistas brilhantes dos Alpes e, especialmente, os picos próximos das Montanhas Dachstein.
Jodeling e kaiserschmarrn
Outro destaque da nossa visita a Filzmoos foi a excursão de charrete para Unterhof Alm (uma antiga fábrica de leite alpina, há cerca de uma hora de Filzmoos). Trotando ao longo da estrada na floresta, os cavalos nos levaram através da floresta até o pé do pico de Bischofsmütze de 2458 metros. O que encontramos foi uma vista deslumbrante de um conto de fadas, com uma paisagem alpina. Existem vários estábulos disponíveis na área e escolhemos o da empresa Fiakertwirt, que se encontra no centro da vila.
O proprietário George, é um personagem real e não só compartilhou seu conhecimento sobre a natureza, mas também nos distraia com um jodeling (um canto tradicional dos Alpes). A viagem incluiu uma parada de uma hora na Unterhof Alm, que atualmente tem um aconchegante restaurante. Tempo suficiente para desfrutar de um dos nossos doces preferidos na Austria, o Kaiserschmarrn (panqueca do imperador) e aproveitarmos a vista magnífica, antes de retornarmos à vila.
Mais diversão de inverno
A próxima vez que viajarmos para Filzmoos, definitivamente chegaremos em um dos meses mais carregados de neve, como janeiro ou fevereiro. A pista de tobogã iluminada por 3 km, com uma diferença de altitude de cerca de 350 metros, deve ser muito divertida. Não só para crianças, mas para adultos também. Se você gosta de caminhar fora das trilhas limpas, você deve tentar andar com as raquetes de neve. Isso é um pouco mais árduo, mas permite que você se aventure na natureza e faça suas próprias pegadas na neve. Se você está ansiando por um desafio real, por que não tentar o biatlo. Profissionais podem apresentam-lhe ao esporte. Uma combinação de tiro e esqui cross-country. Com esta experiência, você pode assistir e comentar a elite na Copa do Mundo de Biathlon na TV com conhecimento real.
Esquiar
Há também, claro, amplas possibilidades de esquiar em Filzmoos , não importa se você prefere descer montanhas ou atravessar o país. Há algumas pistas de esqui alpino em ambos os lados da própria vila. Além disso, você também encontra boas pistas em Neuberg, um pequeno vale lateral a cerca de 3 km a oeste de Filzmoos. No entanto, se você está procurando por encostas mais avançadas e com uma maior variedade, há muitas pistas nas proximidades. Filzmoos é, por exemplo,há apenas 22 km da Estação de Esqui da cidade de Schladming (na Estiria), ou a 42 km da Estação de Esqui de Obertauern ou 21 km da Estação de Esqui de Flachau. Os entusiastas de cross-country encontrarão muitas trilhas em torno de Filzmoos para apreciar a natureza ou para se exercitar.
Vila tipicamente Austríaca
Se houvesse tal classificação, Filzmoos entraria no topo da lista na categoria “Típica Encantadora Vila Austríaca”. Com seus 1500 habitantes, aninhado em um pequeno vale na fronteira entre Salzburgo e Estíria, a vila conseguiu permanecer fiel às suas origens, uma vila alpina. Apesar de o turismo ter substituído a agricultura, como a principal fonte de renda, manteve o charme da “aldeia” rural. Ao contrário de algumas outras vilas, Filzmoos evitou se transformar em uma máquina turística deslumbrante, que ficam praticamente mortas fora da temporada. Lá,você encontrará uma boa escolha de alojamentos, restaurantes e outras comodidades turísticas.
Para mais informações, consulte o site da Filzmoos Tourismo