Natureza, cultura e história contribuíram para tornar a Estíria um dos estados mais diversos da Áustria. Também é conhecido como o coração verde da Áustria.
A Estíria é o segundo maior estado da Áustria com 16.401 km2 (6.332 sq mi) e é incrivelmente diversificado. As partes norte e oeste são dominadas pelos Alpes. A Estíria tem 788 montanhas acima de 2.000 metros. A mais alta, Dachstein, tem cerca de 3.000 m. A região montanhosa do sudeste é ensolarada e quente, com um clima fortemente influenciado pelo Adriático. Na zona de transição entre os Alpes e o sul, mais plano, fica a capital do estado, Graz.
Ao ar livre
Para as pessoas que gostam de estar ao ar livre, a Estíria é o paraíso definitivo. Há um espectro inesgotável de atividades ao ar livre para escolher. Não importa se é verão ou inverno, a maioria das pessoas encontrará seu passatempo favorito. O estado, em grande parte florestado, tem 7 parques naturais e um parque nacional. A Estíria também possui uma boa parte dos Alpes austríacos dentro de suas fronteiras. Consequentemente, caminhar no coração verde da Áustria é bastante popular entre os moradores e turistas. Entre os destaques está o maciço de Dachstein, a cordilheira mais alta da Estíria, com 2.995 m (9.826 pés), e o rio Mur, que com 300 km é o mais longo da Estíria.
Destino-gastronômico e de vinhos
O estado da Estíria, devido ao seu clima favorável, produz uma vasta gama de produtos agrícolas, incluindo o vinho. As vinhas do sudeste do país não produzem grandes quantidades, mas sim vinhos muito finos. Produz apenas cerca de 10% da produção total de vinho consumido na Áustria. No entanto, aliada à produção alimentar local, a Estíria pode, sem dúvida, promover-se como destino culinário. Além disso, a Estíria é mundialmente famosa por seu óleo de semente de abóbora (Kürbiskernöl). O local de origem do óleo é protegido pela UE desde 1996.
Encruzilhadas históricas
As terras que hoje fazem parte da Estíria viram diferentes povos se estabelecerem ao longo da história. No início da Idade Média, a parte sul e leste do que hoje é a Estíria, era habitada por eslavos. Os bávaros, uma tribo germânica, conquistaram o controle da região por volta de 8-900 dC. Suas fronteiras mudaram e as marcas culturais também. A última reviravolta em grande escala ocorreu após a Primeira Guerra Mundial, onde a Estíria perdeu uma grande parte de sua parte sul para a Iugoslávia (hoje parte da Eslovênia). Você ainda pode obter vislumbres da história antiga da região a partir de restos celtas, ruínas romanas e castelos medievais. Entre os castelos mais impressionantes e bem preservados estão Burg Deutschlandsberg, Riegersburg e Burg Strecau. Além disso, não podemos deixar de mencionar algumas cidades históricas (algumas muradas), como Frohnleiten e Oberwölz, que com certeza também merecem uma visita.
Graz – Capital da Estíria
A capital da Estíria, Graz, é também a segunda maior cidade da Áustria, com uma população de 280.000 habitantes. O centro histórico da cidade está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. No entanto, Graz também é uma cidade moderna e vibrante que tem uma grande população estudantil. Seis universidades e 45.000 alunos dão um toque jovial ao centro histórico do estado.