A província mais setentrional da Itália, Südtirol, já foi parte do Tirol austríaco. Embora a natureza e a cultura sejam bastante semelhantes em ambos os lados da fronteira, o sul do Tirol tem suas próprias e únicas características.
A província ainda hoje é predominantemente de língua alemã e a cultura é inegavelmente muito semelhante à que você encontra ao norte da fronteira. Embora o Tirol do Sul tenha sofrido uma espécie de “italianização” depois que a Itália assumiu o controle desta parte do Tirol, no decorrer das últimas décadas, as pessoas voltaram a encontrar uma cultura e tradições comuns com o Tirol austríaco. Portanto, optamos por incluir o Tirol do Sul em nosso portal de viagens para a Áustria, apesar do fato de a província estar localizada na Itália. A província do Tirol do Sul, como seus “irmãos” na Áustria, Tirol e Tirol Oriental, é dominada pelos Alpes.
O país dos esportes de inverno
O sul do Tirol é provavelmente mais conhecido por seus muitos resorts de esportes de inverno. Muitos entusiastas de esportes de inverno estão familiarizados com nomes como Anterselva, onde a Copa do Mundo de Biatlo é realizada todo inverno, e Val Gardena, onde é realizada a Copa do Mundo de Esqui. E para os entusiastas do esqui cross-country, Dobbiaco é obviamente também bem conhecida. Isso não significa que apenas a elite mundial possa se divertir nas pistas de esqui do sul do Tirol. Espalhados por toda a província, com certeza você encontrará opções para todos os tipos de esportes de inverno.Terreno para caminhadas e ciclismo
A paisagem montanhosa do sul do Tirol oferece ótimas oportunidades para caminhadas ou ciclismo, em todos os níveis de dificuldade. A área ao redor de Vipiteno é particularmente adequada para atividades em família. Aqui você encontrará um terreno bem acessível, e mesmo que suas ainda não estejam preparadas para subidas, você pode optar por subir a montanha de gôndola e só depois caminhar até o topo por trilhas bem sinalizadas.
Escalada de montanha
O alpinismo não pode ser esquecido quando se fala do sul do Tirol. Tanto os Alpes, quanto especialmente as Dolomitas, oferecem desafios para todos os escaladores, independentemente do nível em que você esteja. O alpinista e aventureiro Reinhold Messner de Brixen usou seu enorme conhecimento e experiência, adquirido nas montanhas mais altas do mundo (escalou 14 picos com mais de 8.000 m), para projetar e criar o Messner Mountain Museums, com o objetivo de educar os visitantes sobre “o encontro do homem com as montanhas” e lida com a ciência das montanhas e geleiras. Os museus merecem uma visita, já que três deles estão localizados em antigas cidades medievais e o outro em edifícios arquitetônicos muito especiais.
Anúncios
Natureza espetacular
Da área total da província de 7.400 km², 1.780 km² são protegidos como natureza ou parque nacional. Mais de 13.000 quilômetros de trilhas marcadas cruzam o sul do Tirol. A parte norte é dominada pelos Alpes. Na parte sudeste da província, as Dolomitas formam o marco. Essas montanhas características consistem em recifes de corais fossilizados. As Dolomitas fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
A divisão do Tirol
A província do Tirol do Sul surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando a Áustria foi forçada a ceder esta parte do Tirol à Itália como parte do tratado de paz com os Aliados. Desde 1920, o Tirol do Sul faz parte da Itália. A província é hoje uma área autônoma e conseguiu manter sua identidade e cultura. A província também tem laços estreitos com a Áustria. Hoje, cerca de 69%, do total de 515.000 habitantes do sul do Tirol, têm o alemão como língua materna. Em 1910, a proporção de falantes de alemão era de 89%. Antes da divisão do Tirol, o Tirol do Sul fazia parte de um condado separado dentro da Monarquia dos Habsburgos. O Condado do Tirol existiu de 1140 a 1919 com Merano como sua capital.
Boas conexões para a Áustria
O sul do Tirol tem boas conexões rodoviárias com os países vizinhos e com o resto da Itália. Muitos europeus do norte, em férias de carro, provavelmente passam pelo Brenner Pass (ao sul de Innsbruck) a caminho do sul da Itália. A E45 atravessa a província de norte a sul. Além do Brenner Pass, você pode cruzar a fronteira entre a Áustria e o Tirol do Sul através do Reschenpass e Timmelsjoch, que ligam a província ao Tirol. A quarta possibilidade é a estrada através do Hochpustertal onde você passa a fronteira entre o Tirol Oriental e o Tirol do Sul perto de Toblach (I) e Sillian (A).