Vale muito a pena fazer uma viagem no tempo até o Império Romano. Você irá ter uma visão da vida no Danúbio há cerca de 2.000 anos atrás. O Parque Arqueológico de Carnuntum não é um museu comum, mas exibe casas reconstruídas em uma área ao ar livre.
Carnuntum era um acampamento militar romano no Danúbio, na província de Noricum, localizada na atual Áustria (no estado da Baixa Áustria, cerca de 43 km a leste de Viena). Do 1º ao 4º século dC Carnuntum foi uma importante metrópole romana na fronteira externa do Império Romano. Além disso, Carnuntum tornou-se a capital da província da Panônia Superior com cerca de 50.000 habitantes. Devido à localização da cidade, serviu também como importante base militar, para proteger a fronteira e importantes rotas comerciais. Quando o Império Romano caiu, Carnuntum perdeu sua importância e acabou sendo abandonado. Ao longo dos séculos, as pedras foram usadas como material de construção em outros lugares e a natureza lentamente assumiu o controle. Foi quase esquecido até que as primeiras pequenas escavações começaram no século XIX.
Museu a céu aberto
Hoje Carnuntum é um museu ao ar livre onde você pode passear entre as escavações arqueológicas. Alguns dos prédios foram totalmente ou parcialmente reconstruídos, e você pode entrar na maioria deles. Além disso, muitos dos quartos estão mobilados e proporcionam uma boa impressão do seu aspecto original. Com um pouco de imaginação, você pode facilmente viajar no tempo até 2000 anos atrás na história e se sentir um verdadeiro romano. Tente sentar-se no grande banheiro comunitário, vender “fast food” romano no restaurante do balneário ou examinar as contas do vendedor de óleo em sua mesa. Para conhecer melhor o local, tente visitar durante um dos dias históricos, que dá vida ao Carnuntum com atividades e atores vestidos com roupas e uniformes de época.
O balneário público
De longe, a reconstrução mais espetacular é a grande “Casa de Banho Romana”, que na época era pública. Além disso, você pode entrar e passear por todo o balneário, pelo grande salão central “basilica thermarum” e pelas várias salas com diferentes temperaturas; o fridiarium, o tepidarium e o caldarium. Não só isso, tudo funciona exatamente como era feito há 2.000 anos atrás. Os sistemas de água e piso aquecido foram reconstruídos exatamente como eram. Este é o único banho romano totalmente funcional do mundo. Para torná-lo ainda mais realista, há uma sapateira cheia de sandálias e no vestiário alguém descuidadamente jogou fora o roupão. Em outras palavras, não mudou muito em 2000 anos.
1 bilhete para 3 museus
Ao comprar o ingresso de entrada para Carnuntum, você também ganhará acesso a outros 2 locais; o Museu Carnuntinum que está localizado na vila de Bad Deutsch-Altenburg a 4 km mais a leste, e o anfiteatro na cidade militar que fica na estrada principal entre Carnuntum e Bad Deutsch-Altenburg. O museu tem uma extensa exposição de objetos encontrados em Carnuntum, com tudo, desde moedas a instrumentos cirúrgicos e ânforas. Você deve planejar de 30 minutos a uma hora inteira para sua visita. Ao lado das ruínas do anfiteatro militar, há uma pequena exposição de gladiadores que vale a pena os 20 minutos que você gasta nela, para ter uma impressão geral. Além disso, todos os três locais têm estacionamento gratuito do lado de fora.
Mais pontos turísticos romanos fora de Carnuntum
Em seu “tour ao Império Romano”, não deixe de visitar o anfiteatro na parte civil da cidade, com uma réplica de uma arena de treinamento de gladiadores bem ao lado. Finalmente, você deve ver o Heidentor (“Portão dos Pagãos”), que é uma ruína de um grande arco triunfal que fica sozinho no campo. Ambos os locais estão a uma curta distância do estacionamento Carnuntum, mas você também pode dirigir até o Arco do Triunfo.