Em 2018, a Áustria recebeu impressionantes 28 milhões de turistas. É certo que a Áustria é um importante destino de inverno, mas as atrações de verão do país alpino também estão atraindo multidões.
Por natureza, parece que a Áustria foi feita para viajantes. Suas montanhas, rios e paisagem cultural insinuam o playground perfeito para atividades ao ar livre. Acrescente a isso, uma longa e rica história e você terá um cenário fantástico para outra camada de atividades de férias. Os inúmeros castelos, palácios e edifícios sagrados da Áustria, muitos dos quais são joias arquitetônicas, imploram para serem visitados. Não é à toa que o país é o 12º destino de viagem mais visitado do planeta.
Surpreendentemente diversificado
Dentro de seu território de 83.879 km² (um pouco maior que a Escócia , ou um pouco menor do que Portugal), a Áustria possui uma enorme variedade de paisagens. Do seu ponto mais alto, a montanha Grossglockner 3798 m, ao seu ponto mais baixo a 114 m perto da vila Apetlon no estado de Burgenland. Cerca de ¾ do país é dominado pelos Alpes, com apenas cerca de 1/3 abaixo de 500 metros acima do nível do mar. As partes mais planas são encontradas no leste, ao redor da lago Neusiedler See, que fica na borda das planícies da Panônia. O norte (partes de SalzburgerLand, Alta e Baixa Áustria) e o sudeste (Éstiria e Burgenland) são moderadamente montanhosos.
Compacto
O tamanho da Áustria e o fato de ser bastante compacto facilitam a exploração de muitas partes do país, sem gastar muito tempo apenas para viajar de A a B. Quer você esteja usando seu próprio transporte ou confiando em transporte público, uma boa infraestrutura permite uma viagem rápida e bem confortável. Em resumo, a viagem em si também é uma parte importante da experiência. Recompense-se tirando um tempo para sair das estradas principais (Autobahn) ou do trem de alta velocidade e, em vez disso, use os pés ou uma bicicleta. Porque só assim você pode realmente apreciar tudo o que o país tem a oferecer.
Turismo sustentável
Quando um país pequeno e montanhoso como a Áustria recebe um grande número de visitantes, isso prejudica o meio ambiente. Os austríacos se esforçam para oferecer aos visitantes toda a diversão e aventura que eles pedem e, ao mesmo tempo, preservar sua natureza e cultura. Afinal, tanto a natureza quanto a hospitalidade são limitadas. O desenvolvimento de resorts de esqui está pressionando os ecossistemas alpinos. No entanto, não é apenas o impacto direto do turismo que preocupa os austríacos. Com sua localização na Europa central, o país sofre com a grande quantidade de tráfego, principalmente caminhões, que atravessam o país.
Pela estrada
Não são apenas as empresas que lucram com a excelente rede rodoviária da Áustria. Ela permite que os turistas visitem facilmente qualquer parte do país com o mínimo de incômodo. Apesar dos Alpes dominarem quase todo o país, os austríacos conseguiram conectar completamente todas as partes do país. Se você tiver com tempo, pode optar por percorrer as rotas cênicas usando as estradas secundárias com vistas de tirar o folego ou se está com o tempo limitado escolha o caminho mais rápido pelos túneis. Durante a alta temporada de férias em agosto, as principais rodovias ficam frequentemente congestionadas. Não tem problema, você também tem a opção de viajar por terra para a Áustria confortavelmente de trem.
Por via férrea
A Áustria está ligada a todos os seus países vizinhos por ótimas ligações ferroviárias. Uma vez que todos os seus vizinhos mais próximos estão ou são afiliados à UE, a liberdade de viajar resultou numa cooperação estreita no setor dos transportes. Permitindo que turistas e passageiros locais cruzem facilmente as fronteiras. Além disso, quando a Deutsche Bahn (DB) encerrou seus serviços de trens noturnos há alguns anos, a empresa ferroviária federal austríaca Österreichische Bundebahn (ÖBB) assumiu esse mercado. Assim, você pode viajar em modernos vagões-cama para a Áustria da Alemanha, Suíça e Itália com a frota Nightjet da ÖBB.
Pelo ar
Além do principal aeroporto Schwechat (VIE) em Viena, existem aeroportos internacionais em Innsbruck, Salzburgo, Klagenfurt, Graz e Linz. A Austrian Airlines, de propriedade da alemã Lufthansa, é a principal transportadora. Os aeroportos mencionados acima têm boas conexões com aeroportos alemães, como Frankfurt, facilitando o voo do exterior. É claro que existem voos domésticos na Áustria, mas para os turistas há maneiras muito mais cênicas de explorar o país. Por exemplo, acredite ou não, pela água.
Por água
A Áustria é completamente sem litoral. No entanto, o país ainda tem grandes portos e belos passeios à beira-mar. O principal tráfego marítimo encontra-se no Danúbio, que flui 350 km através da Áustria. Os cargueiros usam esta principal via fluvial do país durante todo o ano. Enquanto os navios de cruzeiro trazem turistas aos portos de Viena, Wachau e Linz principalmente no verão. Em Vorarlberg, no extremo oeste da Áustria, o país tem 28 km de costa no Lago Constança (o terceiro maior da Europa). A partir do porto de Bregenz, as linhas marítimas regulares e ligam a Áustria à Suíça e à Alemanha.